ASTAP e SUINCO promovem curso de cortes suínos

ASTAP e SUINCO promovem curso de cortes suínos

A ação com apoio do PNDS capacitou mais de 70 profissionais de açougue

O Curso de cortes suínos, oferecido pela Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (ASTAP) e a Cooperativa Suinco, com o apoio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e Sebrae, capacitou mais de 70 profissionais de açougue da Rede Smart de Supermercados e lojistas filiados, no último dia 23 de abril, na sede da Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (ASEMG), em Belo Horizonte.

Presente em 620 municípios brasileiros, a Rede Smart atua em 23 estados, por meio de 950 estabelecimentos. A parceria com a ASTAP em MG, permitiu a capacitação de profissionais de 50 lojas, das 200 em atividade no estado.  “Nosso intuito é estreitar cada vez mais essa parceria com o varejo e assim oferecer mais opções de cortes e inserir a carne suína no dia a dia do consumidor”, explicou a gestora executiva da ASTAP, Fernanda Caixeta.

Durante o curso, o mestre açougueiro Daniel Furtado mostrou aos participantes como aumentar a rentabilidade da carcaça suína e apresentou cerca de 40 opções de cortes suínos. Todos os participantes do curso receberam o Manual Brasileiro de Cortes Suínos, elaborado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

A ação contou também com palestra conduzida pela coordenadora do PNDS, Lívia Machado. Ela falou da evolução da produção de suínos no Brasil que resultou numa carne de alta qualidade, com baixo teor de gorduras, versatilidade e saudabilidade. “A evolução genética alcançada na produção brasileira gerou um suíno de ponta e uma carne de qualidade. Contudo, ainda precisamos levar essa informação àqueles que são essenciais no tratamento do nosso produto no ponto de venda. Eles são agentes influenciadores da decisão dos consumidores, capacita-los é muito importante”, destacou.

Para a supervisora comercial regional da Rede Smart, Joiceny Macedo, o curso ampliou a visão dos lojistas filiados trazendo um novo olhar para o produto. Segundo a supervisora, junto com a ASTAP/SUINCO, a rede Smart planeja expandir a iniciativa para todo o estado, capacitando parceiros de todas as lojas em Minas Gerais. “Conscientizar o lojista que a carne suína é versátil, saudável e que agrada o consumidor é fundamental para fazer com que ele passe oferecer essa opção nas gôndolas de sua loja”, constatou.

A opinião também é compartilhada pelo superintendente do Frigorífico Suinco, Carlos Lanna Júnior. “Treinar colaboradores de uma rede grande como a Smart é muito importante para difundir ainda mais os benefícios do consumo da proteína suína”. De acordo com Lanna, o curso mostrou também que a rede varejista pode incrementar seus lucros a partir da aplicação de técnicas de cortes que proporcionem mais rentabilidade e qualidade a carne suína.

Fonte: ABCS
Publicado em 06/05/2015

 

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