DFSUIN define atuação do PNDS em 2015

DFSUIN define atuação do PNDS em 2015

Com ações novas, o projeto vai beneficiar produtores, indústria e varejo

Em reunião, no último dia 16, a Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSUIN) definiu atuação do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) em 2015. No encontro, com presença do presidente da entidade, Ivo Jacó de Souza, a gestora executiva da DFSUIN, Daniela Albuquerque, e a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, foram fechadas ações nos elos da produção, indústria e comercialização que acontecerão por meio de parceria com o Sebrae Nacional.

Além das atividades desenvolvidas por meio do PNDS, este ano a DFSUIN planejou ações novas que serão executadas com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e do Sebrae DF. A entidade já confirmou a participação no Fundo e a assinatura do termo de adesão será formalizada no próximo dia 15.  “Quanto mais associações vinculadas ao Fundo, mais fortaleceremos o setor. O FNDS dará suporte econômico as atividades desenvolvidas em prol do crescimento da suinocultura”, disse o presidente da DFSUIN.

Como resultado da parceria PNDS e FNDS, o DF receberá, neste mês de maio, o Fórum de Bem-Estar e Integração da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), que tem como intuito orientar produtores e ampliar o debate a respeito das boas práticas agropecuárias. As ações voltadas para a produção diretamente incluem ainda consultorias técnicas nas granjas e quatro módulos do Programa Qualificação Profissional em parceria com o Senar. A capacitação vai abordar temas sobre a manutenção na granja.  “O plano de trabalho do DF está completo, trabalharemos junto aos parceiros para trazer sustentabilidade ao setor e aumento do consumo da proteína suína”, disse a gestora executiva da DFSUIN, Daniela Albuquerque,

A indústria também será favorecida pelo Projeto com a realização de treinamento para líderes, encontro entre líderes da agroindústria. Outra iniciativa que vai atender esse público é realização de curso de cortes suínos, a ação capacitará açougueiros do Distrito Federal e entorno.

Para comunicar os benefícios para a saúde do consumo da proteína suína, a DFSUIN, em parceria com a AGS, realizará palestras de saudabilidade direcionadas aos estudantes de nutrição. Outra ação inovadora da Associação será a atuação junto a escolas públicas com objetivo de esclarecer a importância da inclusão de proteína animal na alimentação de crianças e adolescentes. Com intuito de facilitar a interação com esses estudantes, a ABCS vai lançar no segundo semestre duas cartilhas idealizadas por especialistas entre eles pedagogos e nutricionista para orientar sobre hábitos saudáveis de alimentação.

A atuação do PNDS também será estendida a grandes eventos do setor como o Agrobrasília, que ocorre nos dias 12 a 16 de maio. A participação na Feira será mais oportunidade de apresentar a versatilidade da carne suína ao público brasiliense.

Fonte: ABCS
Publicado em 06/05/2015

 

 

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas