PCT em Ponte Nova reúne mais de 70 participantes

PCT em Ponte Nova reúne mais de 70 participantes

O 2º módulo da Palestra do Programa de Capacitação Total da Suinocultura (PCT) reuniu mais de 70 participantes, em Ponte Nova, no último dia 12 de maio. Realizado pela Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e Coosuiponte em parceria com o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e Sebrae Nacional, esse módulo do PCT tratou do manejo reprodutivo do macho suíno.

Com foco na capacitação de produtores e gerentes de granjas, o PCT 2015 na região foi organizado em três módulos que abordarão além do manejo da granja, técnicas motivacionais para os colaboradores do setor.  Para a gestora executiva da Assuvap, Paula Gomides, além de profissionalizar os procedimentos da produção, a formação é uma maneira de valorizar os colaboradores das granjas.  “O PCT permite aos produtores e seus funcionários corrigir possíveis falhas que possam haver nos procedimentos rotineiros, além de melhor o desempenho da atividade no dia a dia”, constatou.

A médica veterinária e consultora da Integrall Djane Dllanora foi a responsável pela palestra oferecida no último módulo PCT que abordou principais aspectos relacionados ao manejo reprodutivo do macho suíno. Durante o curso, a profissional ressaltou a importância dessa fase do manejo que compreende todo o processo reprodutivo e produtivo do sistema, devendo ser conduzido com toda a atenção, pois dele depende o atingimento de melhores índices produtivos e o retorno econômico da atividade.

Para a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, a profissionalização da mão de obra é fundamental para o crescimento da suinocultura. “Os resultados obtidos em razão dos programas de qualificação como o PCT nos mostram a efetividade desse tipo de ação para o fortalecimento do produtor e de seus investimentos”, resumiu.

Sandra Neves proprietária de uma granja na região participou da palestra e disse que o tema debatido esclareceu procedimentos diários. “É uma oportunidade de trocar conhecimento e ajustar práticas da rotina da granja”, comentou.

Fonte: ABCS
Publicado em 20/05/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas