Suinocultura tem espaço de destaque da AgroBrasília

Suinocultura tem espaço de destaque da AgroBrasília

Ações da DFSUIN, em parceria com PNDS, impulsionaram o consumo da carne suína na Feira

A suinocultura teve espaço de destaque na AgroBrasília, a Feira internacional do Cerrado, que recebeu cerca de 100 mil visitantes, entre os dias 12 e 16 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, em Brasília (DF). A Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSUIN), com apoio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e Sebrae DF, marcou presença no evento com as ações voltadas para divulgação e degustação da carne suína e capacitação de produtores.

Dentro do estande da Federação da Agricultura e Pecuária (FAPE-DF), a DFSUIN recebeu mais de 5 mil visitantes que estavam presentes na Feira e puderam acompanhar a exposição de cortes suínos, degustar pratos à base da proteína, além de receber matérias com informações de saudabilidade da carne e cartilha com receitas práticas.

Outra novidade desta edição foi a parceria da associação com o Restaurante Egóns, que ofereceu um cardápio especial com um prato suíno por dia entre eles costelinha ao molho barbecue, copa lombo ao chimichurri, lombo agridoce, filé mignon ao molho roti, e feijoada. O estabelecimento serviu mais de 1.200 refeições por dia. Segundo o proprietário Jandir Prediger a aceitação dos pratos suínos foi um sucesso. “Foram servidos cerca de 200 quilos de carne suína por dia, uma tonelada em menos de uma semana, o que representou metade da carne consumida no Egóns”, comemorou.

Para o presidente da DFSUIN, Ivo Jacó de Souza, os números de ações e os resultados da Feira comprovam a efetividade do trabalho desenvolvidos por meio do PNDS. “A AgroBrasília é um evento muito representativo para o setor.  É sempre uma grande oportunidade de mostrar os benefícios da carne suína e se aproximar dos consumidores em razão da quantidade de visitantes que a Feira recebe todos os anos e da participação da DFSUIN, inovada este ano por parcerias inéditas como a do Egóns”, reforçou.

A coordenadora do PNDS, Lívia Machado, esteve presente na AgroBrasília e se surpreendeu com a diversidade de ações direcionadas à suinocultura e promoção da carne suína. “Precisamos potencializar a presença da carne suína em cortes diferenciados nas feiras pelo Brasil. A proatividade e parceria da DFSUIN em inserir a carne suína no restaurante da AgroBrasília foi excelente” ressaltou.

Curso de Corte

Com intuito de divulgar a variedade de cortes suínos, a DFSUIN promoveu também na AgroBrasília oficina de cortes com o instrutor do SENAR-DF, Paulo Donizete. A ação contou com mais de 50 participantes entre produtores, estudantes e outros visitantes da feira. Na ocasião, o profissional mostrou os diversos cortes possíveis a partir da carcaça suína, além de repassar dicas de preparo culinário para cada peça.

O produtor Carlos Sansão de Cocalzinho (GO) acredita que as instruções vão agregar conhecimento e qualidade produção dele. “Eu achei muito válido o curso porque ensinou como identificar e diferenciar os tipos de cortes existentes na carcaça, muitos eu nem sabia de que parte da carcaça era retirado”, declarou.

Além das ações destinadas a fomentar o consumo da proteína suína, a DFSUIN realizou ainda atividades de capacitação técnica com o objetivo de orientar o produtor sobre tendências do mercado suinícola. Com a presença de mais de 80 produtores e profissionais do setor, o Fórum de Bem-Estar promovido em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) apresentou os diversos modelos adaptados às boas práticas agropecuária.  Quem compareceu ao último dia da AgroBrasília, pôde conferir também a palestra do engenheiro agrônomo Josemar Xavier Medeiros com o tema gestão e organização no agronegócio da suinocultura como tornar o processo produtivo mais eficiente.

 

AgroBrasília

A AgroBrasília é uma feira de negócios agropecuários voltada aos empreendedores rurais de diversos portes, que apresenta inovações tecnológicas para os diferentes segmentos do agronegócio brasileiro.  Segundo os organizadores, a edição 2015 da AgroBrasília terminou com números expressivos, foram 420 expositores, que movimentaram R$ 627 milhões em negócios.

Fonte: ABCS
Publicado em 20/05/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas