Curso de cortes capacita profissionais no manuseio da carne suína em Ponte Nova

Curso de cortes capacita profissionais no manuseio da carne suína em Ponte Nova

O Curso de Capacitação em Tecnologias, promovido pela Associação de Suinocultores do Vale Piranga (Assuvap), Coosuiponte e Frigorífico Saudali, por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), com apoio do Sebrae MG e Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), capacitou mais de 30 profissionais de açougue para o manuseio da carne suína, em Ponte Nova (MG), no último dia 20.

O curso foi iniciado com palestra “Conhecendo o Mundo da Suinocultura”, ministrada pela gestora executiva da Assuvap, Paula Gomides, que trouxe um panorama da evolução da produção de suínos nos últimos anos e da profissionalização da atividade.  A gestora ressaltou, na ocasião, que o emprego de tecnologias e técnicas modernas resultaram numa carne de alta qualidade. A palestra também desmistificou preconceitos ainda existentes em relação ao consumo da proteína, mostrando os benefícios para a saúde.

A segunda etapa do treinamento foi voltada para o ensinamento de técnicas de cortes suínos com o consultor da ABCS, Marcos Bisinella. O instrutor apresentou em detalhes as técnicas que permitem maior aproveitamento da carcaça suína com a retirada de cortes para bandeja, incluindo cortes regionais e habituais, cortes novos e cortes nobres.

Para Bisinella, a capacitação dos profissionais de açougue abre novos caminhos na otimização da carne suína no varejo, mostrando o novo manejo para impulsionar as vendas. “Empregando as técnicas corretas no manuseio da carcaça temos uma perda inferior a 2%, proporcionando margens de lucro bem superiores as atuais”, explicou.

O proprietário da Casa de Carnes Cheloni, José Flávio Aleixo, disse que o curso lhe trouxe novos conhecimentos que irão cooperar para o fortalecimento do seu comércio e melhoria das técnicas empregadas.

Fonte: ABCS
Publicado em 08/06/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas