Suinocultores de Espírito Santo recebem Fórum de Bem-Estar

Suinocultores de Espírito Santo recebem Fórum de Bem-Estar

Evento acontece dentro da 3ª edição da Favesu

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) promove mais uma edição do Fórum de Bem-Estar. Desta vez, em parceria Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases), no próximo dia 11, em Venda Nova do Imigrante (ES). O Fórum acontecerá dentro da 3ª Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu), organizada apela ASES nos dias 11 e 12 de junho. “Em razão do que a Favesu significa para a suinocultura capixaba, trazer a questão do bem-estar animal para dentro desse evento ajuda a conscientizar um número cada vez maior de criadores sobre o tema”, enfatizou o  diretor executivo da ASES, Nélio Hand.

Iniciativa do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) em parceria com o Sebrae Nacional, o Fórum tem como objetivo provocar o produtor de suínos e representantes de toda cadeia para a discussão em torno das boas práticas agropecuárias e legislações relacionadas, chamando a atenção para a importância em se desenvolver planejamentos sustentáveis e economicamente viáveis, favorecendo o surgimento de um posicionamento comum do produtor em relação a estas demandas sociais.

O Fórum vai apresentar   um panorama mundial sobre a implantação de normas de bem-estar animal nos principais países produtores, pontuando seus benefícios e dificuldades. Com isso o produtor brasileiro poderá avaliar qual o modelo mais adequado à sua realidade e quais as políticas públicas que estão à sua disposição para implantar ações e práticas de bem-estar em sua propriedade antes destas se tornarem uma exigência normativa ou mercadológica. “O setor precisa está cada vez mais engajado nesse debate para que não seja surpreendido por mudanças que não correspondam à realidade da nossa produção”, constatou Hand.

A programação conta com três palestras. A primeira, ministrada pelo médico veterinário Iuri Machado, trata do “Bem-estar animal, a suinocultura atenta ao futuro”, seguida pela apresentação do médico veterinário Roniê Pinheiro “Pontos Críticos da Produção de Suínos: novos conceitos para produzir mais”. Para finalizar, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explicará sobre a nova iniciativa da associação nacional, o FNDS.

Favesu

Ponto de encontro dos criadores capixabas, a Favesu proporciona grandes oportunidades de negócios, capacitação, sensibilização do público consumidor, e troca de informação. Considerada o maior evento de aves e suínos no estado, a Favesu reúne há três edições produtores, empresários especialistas e técnicos para dialogar temas de interesse dos produtores.

Fonte: ABCS
Publicado em 08/06/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas