PECNORDESTE 2015 recebe mais de 32 mil visitantes

PECNORDESTE 2015 recebe mais de 32 mil visitantes

Seminário abriu espaço para uma ampla programação voltada para a suinocultura

Com o tema “Sertão empreendedor - um novo tempo para o semiárido”, o Seminário Nordestino de Pecuária (PECNORDESTE) recebeu mais de 32 mil visitantes no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, entre os dias 16 e 18 de junho. A XIX edição do evento abriu espaço para uma ampla programação voltada para a suinocultura, atividade que tem ganhado destaque no estado graças à atuação da Associação dos Suinocultores do Ceará (ASCE), em parceria com o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS).

O presidente da ASCE e coordenador geral do PECNORDESTE, Paulo Helder Braga, disse que além da ampla adesão de visitantes, o número de inscritos nas palestras técnicas superou a expectativa. Braga explicou que a definição do tema do Seminário voltado para empreendorismo atendeu uma demanda dos produtores cearenses.

A participação da suinocultura no evento foi marcada pela vitrine da carne. Quem compareceu pode participa dos cursos de cortes suínos, aula gastronômicas e palestras técnicas, ações promovidas pela ASCE, por meio do PNDS, para apresentar os benefícios e versatilidade da proteína.  A associação também realizou degustações e distribuição de materiais informativos, no total foram 400 capacitados entre produtores, estudante e visitantes. “O PECNORDESTE possibilita a suinocultura maior visibilidade no agronegócio a nível de nordeste e nacional e contribui para o crescimento do setor”, destacou a gestora do PNDS Ceará, Paula Braga.

A empresária Cida Barth, mora no Ceará há 20 anos, esta foi a primeira vez que participou do evento. Consumidora da proteína suína, ela aprovou a oficina de cortes promovida pela ASCE: “a carne suína é mais saborosa e saudável que as demais e a oficina desmitifica tanto a carne, o seu consumo e preparo”.

O diretor-executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Nilo de Sá, esteve presente na abertura do PECNORDESTE, quando apresentou a palestra no Panorama da Suinocultura Brasileira, que abriu a programação do setor no seminário. Nilo falou com produtores sobre as perspectivas de crescimento da produção suinícola nacional e desafios do mercado.

Maior evento da agropecuária no Nordeste, envolvendo diversos ramos da pecuária, o Seminário foi além da programação técnica, a Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários do PECNORDESTE contribui para fomentar técnicas de inovação, empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.

Para a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, a quantidade de ações promovidas no PECNORDESTE demonstram que a carne suína tem grande espaço na região. “Basta mostrar a sua versatilidade e desmistificar preconceitos existentes para que a nossa proteína conquiste de vez o consumidor. A atuação da ASCE na promoção da carne suína foi diferenciada nessa edição e vamos seguir com inovações e novas ações”, reforçou.

Realização

Seminário já tradicional no calendário de eventos do Estado do Ceará, o PECNORDESTE é uma promoção da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará – SENAR/CE, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – SEBRAE e dos Sindicatos dos Produtores Rurais.

Fonte: ABCS
Publicado em 25/06/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas