3ª edição da FAVESU recebe público recorde

3ª edição da FAVESU recebe público recorde

Organizada pela ASES/AVES, Feira contou com uma ampla programação

A 3ª Feira da Avicultura e Suinocultura Capixabas (FAVESU) recebeu público recorde. Foram mais de 2.600 visitantes em dois dias. Realizada em Venda Nova do Imigrante (ES), entre 11 e 12 de junho, a Feira é uma iniciativa da Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases) e Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santos (Aves), apoiada pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS).

Voltada para produtores, empresários, técnicos, e representantes de atividades ligadas direta e indiretamente com os segmentos envolvidos, a FAVESU contou com uma ampla programação técnica, incluindo a apresentação de monografias científicas. O evento também trouxe grandes oportunidades em relação a negócios, capacitação de produtores, sensibilização do público consumidor além da troca de informação e experiências entre os participantes.

Para o presidente da ASES, José Puppin, a FAVESU é uma oportunidade de fortalecer os trabalhos desenvolvidos nos últimos anos pela suinocultura e avicultura capixabas. “O evento contribui para trazer os nossos parceiros para mais perto do setor”, explicou. Puppin destaca também que a avicultura e suinocultura tem alcançado um importante papel socioeconômico no Espírito Santo, a exemplo disso, as duas atividades juntas alcançaram um faturamento superior a R$ 1 bilhão, em 2013.

A carne suína teve espaço de destaque na Feira, que é o maior evento dos setores no estado. Por meio de oficinas gastronômicas e curso de cortes suínos, a ASES destacou todo o potencial da proteína. Além de acompanhar as aulas demonstrativas como a vitrine da carne, os visitantes puderam degustar receitas à base da proteína e comprovar todo o sabor, versatilidade e praticidade do preparo dessa carne.

Entre vários debates de interesse dos produtores de suínos, a FAVESU também abriu espaço para o Fórum de Bem-Estar Animal, uma realização da ABCS e ASES, em parceria com o Sebrae Nacional. Com objetivo de apresentar os diversos sistemas usados para atender as exigências de boas práticas e orientar o produtor brasileiro para que ele possa avaliar qual o modelo mais adequado à sua realidade, o Fórum contou com palestra do veterinário e consultor da Integrall, Iuri Machado, e do presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

Lopes também participou da reunião de conjuntura da suinocultura e avicultura, realizadas desde a primeira edição da Feira, com o tema Panorama e Oportunidade da Suinocultura Brasileira. Para Lopes, a FAVESU mostra a qualidade da suinocultura no Espírito Santo e as perspectivas de crescimento. “A ASES tem feito um trabalho diferenciado para disseminar o conhecimento sobre a carne suína com cursos de cortes, feiras, ações em universidade, concurso gastronômico, entre outras ações” concluiu.

Fonte: ABCS
Publicado em 25/06/2015

 

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas