PNDS apoia Seminário de Desenvolvimento e Tecnologia organizado pela ASTAP/SUINCO

PNDS apoia Seminário de Desenvolvimento e Tecnologia organizado pela ASTAP/SUINCO

Evento contou com mais de 300 participantes

O XVI Seminário de Desenvolvimento e Tecnologia para Suinocultura Moderna reuniu, aproximadamente, 300 participantes – entre produtores, profissionais do setor, líderes de empresas e especialistas de renome –, em Patos de Minas, no último dia 02. Uma realização da Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba (ASTAP) e SUINCO, o Seminário contou com o apoio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) e do Sebrae MG.

Promovido em paralelo a Festa Nacional do Milho (Fenamilho), o Seminário teve como intuito apresentar novas técnicas de produção visando o aumento da produtividade e a redução de custos. De acordo com os organizadores do evento, a escolha do tema “Tecnologia para Suinocultura Moderna” foi norteada pela necessidade de priorizar assuntos atuais e de interesse dos produtores, proporcionando o diálogo setorial.

Segundo o presidente da ASTAP, Ricardo Bartholo, a atualidade dos temas debatidos aliada a realização do Seminário dentro da Fenamilho contribuiu para a grande adesão do público. “A carne suína precisa disputar a preferência dos consumidores na prateleira dos supermercados, para isso precisamos alinhar nossa atuação”, destacou.

A programação do Seminário contou com quatro palestra. A primeira foi ministrada pelo zootecnista  Christiano Nascif que apresentou principais indicadores e resultados da gestão, seguida pelo tema panorama do mercado de grãos e suinocultura com palestra do analista  Cesar de Castro Alves. Para discutir os pontos críticos na lucratividade, o Seminário realizou painel com o engenheiro agrônomo Edmo Carvalho.

O médico veterinário e consultor, Fabiano Coser, encerrou os debates do Seminário com o tema “O Mercado de Suínos atual: riscos oportunidades e desafios”, palestra promovida em parceria com PNDS.

O produtor do município de Passos Roberto Coelho assistiu todas as palestras do seminário e aprovou a escolha dos temas. “As apresentações foram bastante esclarecedoras, principalmente a do Edmo que mostrou a relação entre o controle de índices zootécnicos e análise financeira”, ressaltou.

Segundo a coordenadora da PNDS, Lívia Machado, o evento promovido pela ASTAP demostra a organização da suinocultura regional que tem contribuído para a profissionalização e crescimento da atividade por meio de sua atuação junto ao setor.

Fonte: ABCS
Publicado em 25/06/2015

 

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas