11º Encontro de Suinocultores reúne lideranças em Sorriso MT

11º Encontro de Suinocultores reúne lideranças em Sorriso MT

O 11º Encontro de Suinocultores em Sorriso, município localizado a 400 km de Cuiabá, realizado pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), reuniu aproximadamente 100 suinocultores e líderes do setor, entre os dias 19 e 20 de junho.

O evento, que contou com o apoio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), fomentou os debates sobre temas atuais do setor entre eles as ações feitas pelo estado para obter a certificação de zona livre da Peste Suína Clássica da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), sustentabilidade e custos de produção.

Segundo o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues,  a escolha dos temas foi norteada pelas necessidades da cadeia diante da conjuntura econômica atual. “Nós buscamos soluções para os criadores de suínos, devido à instabilidade econômica o custo de produção está mais caro e o mercado mais restrito. Então nós trouxemos informações sobre maneiras alternativas de gestão e manejo, sempre levando em consideração a sustentabilidade ambiental,” destacou.

O diretor executivo da ABCS, Nilo de Sá, esteve presente no evento e destacou que o “ envolvimento de todos os estados no cumprimento de medidas exigidas para a certificação de área livre de PSC e fundamental para alcançar o reconhecimento internacional”.

Também foram pauta de debate no 11º Encontro temas como compostagem universal, voltada para manejo de projetos de grande porte; reaproveitamento de água e produção de composto orgânico com o uso dos dejetos de suínos e gestão e estratégias para maximizar a produtividade.

O evento contou ainda com palestra do médico veterinário Fabiano Coser sobre o presente e futuro da cadeia de produção de suínos. A programação foi encerrada com apresentação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Seneri Paludo, sobre o cenário econômico no estado.

Fonte: ABCS com Acrismat
Publicado em 14/07/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas