Mercado suinícola é destaque no 41º Dia Estadual do Porco

Mercado suinícola é destaque no 41º Dia Estadual do Porco

Evento realizado pela ACSURS reuniu mais de 700 participantes

 

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) esteve presente em um dos mais tradicionais eventos da suinocultura na Região Sul do país. O 41º Dia Estadual do Porco, realizado em Palmitinho, no Rio Grande do Sul, contou com mais de 700 participantes e teve como destaque a palestra “O mercado de suínos atual: riscos, oportunidades e desafios”, promovida pela ABCS.

Na oportunidade, o consultor Fabiano Coser falou sobre as perspectivas do mercado suíno, no atual cenário econômico. “Hoje, com tantas expectativas negativas em torno da economia do país, é fundamental conhecer as reais oportunidades do setor. Acho que a suinocultura está em um momento de oportunidades”.

Segundo Coser, a ação teve grande relevância tanto pelo tema abordado como pelo número positivo de participantes. “O evento conseguiu reunir um número expressivo de técnicos, produtores e demais pessoas ligadas ao agronegócio. Atualmente, temos um produtor mais consciente, sabedor dos desafios do setor e atualizado com informações técnicas e de mercado”. Para o consultor, o setor precisa avançar em uma maior organização da cadeia, a fim de que a suinocultura se fortaleça e seja, cada vez mais, competitiva.

O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Luis Folador, enfatiza que o Dia Estadual do Porco é um momento para adquirir conhecimento. “É um evento importante, porque traz informações relevantes da suinocultura. Por isso, fazemos esse esforço para que os produtores, através dos núcleos e associações municipais ou mesmo individualmente, se organizem e prestigiem essa ação”, frisa.

Atento às novidades do setor, o suinocultor Marino Birck saiu de Santo Cristo-RS, a 189 km de Palmitinho, para prestigiar o evento. “Foram três horas de viagem que valeram a pena, pois assistimos palestras de alto nível. De todas as edições das quais participei, que foram muitas, considero que esta foi a melhor”, disse.

A ABCS, por meio do Projeto de Desenvolvimento da Suinocultura Brasileira (PNDS) realiza em todo o país ações de fortalecimento do setor suinícola. Para tanto, a entidade promove diversas ações que buscam desmistificar a carne suína e derrubar preconceitos. “Palestras, oficinas gastronômicas, cursos de cortes e uma maior aproximação dos diversos setores que envolvem a cadeia são algumas das atividades que promovemos com o intuito de fortalecer a suinocultura brasileira”, diz Lívia Machado, coordenadora nacional do PNDS.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 09/09/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas