Vitrine da Carne Gaúcha incentiva consumo da carne suína na 38ª Expointer

Vitrine da Carne Gaúcha incentiva consumo da carne suína na 38ª Expointer

Público da feira conheceu cortes e degustou receitas à base de carne suína

 

A carne suína foi um dos destaques da Vitrine da Carne Gaúcha na 38ª Expointer, que aconteceu entre os meses de agosto e setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Na oportunidade, a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), promoveu a qualidade da carne suína produzida no Rio Grande do Sul.

Esse foi quarto ano que a carne suína participou da Vitrine. A ação ocorreu dentro do “Programa Juntos para Competir”, coordenado pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS).

Na programação, três sessões demonstraram cortes nobres da carne suína a partir da carcaça e, em seguida, foram elaborados pratos que, após prontos, foram servidos ao público em pequenas porções para degustação. As carcaças foram oferecidas pelas cooperativas Languiru, com sede em Teutônia e Ouro do Sul (Cooperativa dos Suinocultores do Caí Superior), de Harmonia.

Lívia Machado, coordenadora do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), participou da Vitrine levando informações sobre a proteína e desmistificando alguns mitos sobre a carne suína. “A Vitrine da Carne Gaúcha é uma grande oportunidade para fortalecermos a qualidade e os benefícios da carne suína. Acredito que o público da Expointer 2015 sai desta edição com mais e melhores informações sobre a carne suína e, sobretudo, estimulados a consumir mais”, disse.

Para Valdecir Luís Folador, presidente da Acsurs, a Vitrine é um importante meio de contato com os participantes da Feira. “Por meio desta ação conseguimos atrair o público para conhecer o sabor e a saudabilidade da carne suína. Além disso, foi importante para que aqueles que já conheciam a qualidade possam continuar com o seu consumo”, ressaltou.

A Vitrine da Carne Gaúcha foi uma das grandes atrações da Expointer. Com uma área total de 150 m² de área total e uma estrutura envidraçada e refrigerada, o espaço mostrou ao público ações que prezam pela excelência do produto, como o Sistema de Inspeção Animal, exemplos de boas práticas de manipulação da carne, além dos altos padrões de higiene e limpeza. “A ideia do espaço é valorizar todos os cortes, estimulando o aproveitamento das qualidades de cada animal” afirma o coordenador da Vitrine e assessor técnico do Sistema Farsul, Luiz Alberto Pitta Pinheiro.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 15/10/2015

 

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas