Festival Gastronômico da Cidade de Goiás destaca sabor da carne suína

Festival Gastronômico da Cidade de Goiás destaca sabor da carne suína

Evento reuniu grandes nomes da gastronomia brasileira e elevou a utilização da carne suína na alta culinária

 

A carne suína foi protagonista durante o Festival Gastronômico da Cidade de Goiás realizado em setembro. No evento, que contou com o apoio da Associação Goiana de Suinocultores (AGS) e da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), um público de 200 pessoas assistiu à apresentação de três renomados chefs que ensinaram como preparar receitas com carne suína.

O convidado especial do evento foi o chef Jimmy MCManis, conhecido como Ogro Jimmy, que fez o prato Porquinho Desfiado em 3 Versões de Roupa. Também participaram do Festival o chef Humberto Marra, que apresentou as melhores técnicas para preparar carne suína; e o chef André Barros, que preparou um arroz de forno com ragu de carne suína.

Segundo Barros, o Festival Gastronômico de Goiás Velho foi um dos melhores já realizados no estado do Goiás. “O local escolhido para o Festival foi adequado e propiciou um evento bastante agradável e com um público bastante participativo. O prato apresentado na Oficina de Culinária, um arroz de forno com ragu de carne suína, é uma das minhas especialidades, pois sempre utilizo carne suína tanto no restaurante como em casa”, disse o chef.

Ao apresentar técnicas de preparo da carne suína, Humberto Marra ensinou como preparar iscas de carne de porco, com toque de baunilha do cerrado, arroz com banana frita, feijão pagão e abóbora madura. “Foi um prazer participar desse evento. Quero aproveitar para agradecer todos os produtores do entorno de Goiás pelos vegetais e temperos utilizados, e também à AGS pelo convite”.

Para fortalecer o conceito de qualidade e saudabilidade da carne suína, o evento contou ainda com a palestra da nutricionista Thaliane Dias, que falou dos benefícios da carne suína para uma dieta equilibrada e nutritiva. “Na palestra procuro mostrar, do ponto de vista nutricional, as vantagens dessa proteína para quem busca uma alimentação mais saudável. A carne suína é um produto de qualidade e cheio de nutrientes importantes como as vitaminas do complexo B, além de ferro e zinco”, destaca.

De acordo com Crenilda Neves, secretária executiva da AGS, o Festival Gastronômico da Cidade de Goiás mostrou todo o potencial da carne suína. “Contar com a participação de chefs tão renomados como os que estiveram aqui, nos ajuda a disseminar para o público toda a qualidade da carne suína e como essa proteína é valorosa para a alta gastronomia”, completa.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 22/10/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas