Teatro de Fantoches mostra saudabilidade da carne suína para crianças de Cuiabá

Teatro de Fantoches mostra saudabilidade da carne suína para crianças de Cuiabá

Ação promovida pela Acrismat e ABCS será realiza em mais de 120 escolas municipais

Estimular o público infantil a consumir mais carne suína. Foi com esse objetivo que a Associação dos Criadores de Suínos do Mato Grosso (Acrismat) desenvolveu o Teatro dos Fantoches. A ação, que conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), acontece até o final de outubro em mais de 120 escolas municipais de Cuiabá-MT.

Carlos Gattas, organizador do Teatro, destaca que o evento anima crianças e professores no horário de intervalo das aulas, ensinando de maneira lúdica a qualidade e benefícios da carne suína. “As crianças simplesmente adoraram o “Tó Suíno”, o nosso bonecão suíno, e muitas professoras elogiam o projeto como o melhor teatro que já passou pela escola,” afirmou.

Segundo Custódio Castro, diretor executivo da Acrismat, a expectativa da Associação é que o consumo de carne suína cresça na merenda escolar. “Hoje a carne suína pode ser trabalhada de diversas formas, seja moída, patinho, bife, almondegas. O ideal é que o brasileiro passe a consumir mais desse produto, porque é uma carne saudável e qualidade”, disse.

De acordo com Edmilsa de Morais, diretora de uma das escolas atendidas pelo Teatro, a ação é bastante válida. “É uma ótima iniciativa, pois através da criatividade as crianças ficam mais próximas, entendem melhor o assunto e constroem seu conhecimento sobre a carne suína”.

A técnica em nutrição escolar, Melândia Rosentalski, explica que o preparo da carne suína é muito simples. “A carne suína é fácil de manusear. No caso do preparo para crianças, ela precisa ser picada, retirado o excesso de gordura, caso tenha, tempera com sal, alho e limão. Além disso, as carnes trazidas para as escolas são todas inspecionadas e de muita qualidade”, enfatiza.

Para a estudante Maria Clara Barreto, de oito anos, o Teatro foi divertido e informativo. “Achei muito criativo e também aprendi bastante sobre a carne suína”.

Lívia Machado, coordenadora do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), destaca a importância da ação na construção dos bons hábitos alimentares das crianças. “É fundamental que as crianças tenham conhecimento desde cedo da qualidade e benefícios da carne suína para a saúde. A proteína suína é rica em ferro, vitaminas A, C, B2, B6 e B12, além de minerais como zinco, que são importantes para a nutrição de crianças e adolescentes”, concluiu.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 22/10/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas