Bares, restaurantes e açougues de Minas Gerais conhecem potencial da carne suína

Bares, restaurantes e açougues de Minas Gerais conhecem potencial da carne suína

ASEMG realizou ações de capacitação em Juiz de Fora e Belo Horizonte

 

Como parte das ações da 3ª Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), promoveu, no mês de outubro, o Curso de Capacitação em Tecnologia de Cortes Suínos. A ação capacitou cerca de 170 profissionais ligadas ao setor de bares, restaurantes e casas de carnes das cidades de Juiz de Fora e Belo Horizonte.

Em Juiz de Fora, as aulas práticas e teóricas aconteceram nas sedes do Frigorífico Fripai e Grupo Penalva, parceiros da ação. Na capital mineira, as atividades ocorreram na sede da Asemg. Nos cursos a gerente executiva da Asemg, Sabrina Cardoso, falou sobre a cadeia suinícola e a diversidade dos cortes suínos. Em seguida, o mestre churrasqueiro Daniel Furtado apresentou as aulas práticas e preparou cortes de carne suína para degustação.

Segundo Sabrina Cardoso, os cursos foram uma oportunidade dos participantes conhecerem mais sobre o setor suinícola e também sobre a versatilidade da carne suína. "Contamos com um público diversificado e pudemos apresentar os conceitos da suinocultura. Juiz de Fora é uma cidade chave para fomentarmos o consumo no nosso estado por sua localização estratégica e por ser um polo gastronômico. Já em Belo Horizonte o consumo da proteína suína já é alto por si só, devido ao grande número de bares e restaurantes que têm em seus cardápios pratos tradicionais mineiros cuja base é a nossa proteína”, disse.

Para o diretor da Asemg e suinocultor da região de Juiz de Fora, Manoel Teixeira Lopes, ao ministrar os cursos para Belo Horizonte e Juiz de Fora, a Asemg leva informação de qualidade a respeito dos cortes suínos aos formadores de opinião e pessoas ligadas ao setor de carnes. “Tenho certeza que com mais conhecimento sobre o produto conseguiremos influenciar positivamente o consumo da proteína suína", comentou.

O presidente da Asemg, Antônio Ferraz, destaca que a iniciativa da associação mineira e da ABCS é louvável. “A Asemg é e sempre será parceira da ABCS nestas ações que têm como consequência o incremento da carne suína. Fico muito feliz em perceber que mais uma vez as atividades realizadas pela nossa associação, em parceria com nossa entidade nacional, foram sucesso de público e crítica”, contou.

Lívia Machado, coordenadora do projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), também destaca a importância da parceria entre a ABCS e a Asemg. “A capacitação desses profissionais faz parte de um importante passo que o PNDS dá em busca de incrementar a apresentação da carne suína no mercado consumidor. Para tanto, é fundamental o apoio das associações regionais para conseguirmos alcançar o máximo de pessoas possível”.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 29/10/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas