Festival Gastronômico de Goiânia exalta qualidade da carne suína

Festival Gastronômico de Goiânia exalta qualidade da carne suína

Evento contou com o apoio da AGS e ABCS

A carne suína foi mais uma vez protagonista em evento gastronômico no Goiás. Desta vez, o Festival Gastronômico de Goiânia, que aconteceu de 15 a 25 de outubro, trouxe como um dos destaques da programação a palestra “10 motivos para escolher e indicar a carne suína”, apresentada pela nutricionista Thaliane Dias e pelo chef André Rabelo. A ação foi promovida pela Associação Goiana de Suinocultores (AGS), com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

Outro destaque do Festival foi o chef Jimmy Mcmanis, mais conhecido como Jimmy Ogro, que apresenta um quando sobre culinária de rua no Mais Você. Na oportunidade, ele apresentou a palestra “Vamos falar de burguer?”. O chef norte-americano é apreciador da carne suína e recentemente apresentou no programa global as várias opções de cortes suínos e como aproveitá-los para fazer um churrasco.

Segundo o chef André Rabelo, o evento foi bem prestigiado e elogiado. “O Festival foi um sucesso, sendo, inclusive, muito elogiado pelo chef Jimmy Ogro. Fizemos um apanhado sobre a saudabilidade da carne suína e tiramos preconceitos e mitos sobre o consumo da proteína”, disse.

Para a nutricionista Thaliane Dias, consultora da ABCS, a participação em eventos como o Festival Gastronômico de Goiânia serve para fortalecer o conceito de qualidade da carne suína. “Na palestra procuro mostrar, do ponto de vista nutricional, as vantagens dessa proteína para quem busca uma alimentação mais saudável. A carne suína é um produto de qualidade e cheio de nutrientes importantes como as vitaminas do complexo B, além de ferro e zinco”, destaca.

O Festival Gastronômico de Goiânia teve o objetivo de fomentar a qualificação do setor e fortalecer a culinária goiana, aliando técnicas modernas, mas preservando a cultura, os sabores e o modo regional de cozinhar. Na programação, aulas-show, degustações, shows com atrações locais e a participação de renomados chefs do Brasil. O evento contou também com uma praça de alimentação, onde 25 restaurantes goianos apresentaram seus cardápios.

De acordo com Lívia Machado, coordenadora do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), “A inclusão de conteúdo sobre a carne suína em um evento desse porte é um grande passo que a cadeia suinícola dá em busca de aumentar o consumo do produto. Para nós é fundamental esse contato direto com o consumidor final, porque assim conseguimos levar de forma clara e objetiva todo o sabor e benefícios da proteína”, destacou.

Fonte: ABCS
Publicado em 29/10/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas