Acrismat realiza Curso de Cortes Suínos em Cuiabá

Acrismat realiza Curso de Cortes Suínos em Cuiabá

Em parceria com ABCS, entidade capacita cerca de 30 consumidores no Senac

 

A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) capacitou, no último dia 14 de novembro, cerca de 30 consumidores durante o Curso Prático de Cortes de Carne Suína, no Senac Centro, em Cuiabá-MT. A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) apoiou o evento, que teve o intuito de transmitir conhecimentos sobre a variedade e a praticidade da carne suína, além de desmistificar e quebrar preconceitos ainda existentes contra o produto.

Na oportunidade, o chef André Vitaliano demonstrou cortes como: bisteca, prime, picanha, patinho, coxão mole, coxão duro, lagarto, maminha, filé mignon, lombo, copa lombo, fraldinha e músculo. “Apresentamos cortes que as pessoas estão acostumadas na carne bovina e que são encontradas também no suíno, porém elas não têm conhecimento. Além disso, demonstramos que não é preciso comprar um pedaço grande como o pernil, por exemplo, ele pode aproveitar vários cortes. Dessa maneira, consumindo uma carne mais barata e saudável”, disse André.

Segundo Custódio Rodrigues, diretor executivo da Acrismat, as ações contínuas de incentivo ao consumo de carne suína são essenciais para que a população de Cuiabá e Mato Grosso insira, definitivamente a proteína na alimentação "Nós vivemos um bom momento na suinocultura. Com os preços de outras carnes subindo, assim, a carne suína acaba ficando em evidência. O consumo mato-grossense já é de 15,1 kg per capita e a nossa expectativa é de que cresça ainda mais neste ano", afirmou.

O Curso de Cortes de Carne Suína faz parte das ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), que por meio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Brasil (Sebrae) e da ABCS vem fomentando a cadeia suinícola do país com ações que evidenciam a qualidade, o sabor e a saudabilidade da carne suína. O Projeto tem como um dos seus principais objetivos incentivar o crescimento do consumo interno de carne suína.

Lívia Machado, coordenadora nacional do PNDS, elogiou a ação e destacou o trabalho realizado pela Acrismat no Mato Grosso. “A Acrismat é uma das associações estaduais mais atuantes na promoção da carne. Os cursos de cortes promovidos representam apenas uma pequena parcela das ações desenvolvidas por essa importante entidade, que entre outras coisas vem realizando palestras, peças teatrais, além de outras capacitações em prol do desenvolvimento da suinocultura matogrossence”.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 25/11/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas