PCT capacita mais de 50 colaboradores de granjas no DF

PCT capacita mais de 50 colaboradores de granjas no DF

Ação foi promovida pela DFSuin na região do PAD-DF

A Associação de Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin) e o Sindicato dos Suinocultores do Distrito Federal (Sindisuínos) realizaram no dia 04 deste mês, o II módulo do Programa de Capacitação Total de Suinocultura (PCT). A ação, que tem o apoio do Projeto de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), aconteceu no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF) e capacitou mais de 50 colaboradores de granjas do DF.

O PCT é uma das mais importantes ações da suinocultura do Distrito Federal por reunir palestrantes capacitados na área técnica e em recursos humanos, patrocinados por renomadas empresas especializadas em saúde e nutrição de suínos. Nesta edição, o evento teve como tema das palestras “Biosseguridade em frente aos novos desafios”, apresentada pelo médico veterinário da Integrall, Roniê Pinheiro, e “A importância da inteligência emocional no trabalho”, ministrada pelo instrutor do Senar-DF, Marcos Terra.

Segundo Roniê Pinheiro, o evento oportunizou a troca de ideias e experiências entre as granjas. “Abordamos a biosseguridade externa e interna nas granjas, com o objetivo de restringir a entrada de agentes patogênicos na granja, bem como seus efeitos. O foco da ação foi muito no dia-a-dia do trabalho e em perceber como pequenas atitudes frente à produção, podem minimizar os problemas sanitários. Acredito que cada um que participou dessa capacitação saiu daqui estimulado a multiplicar esses conhecimentos”, disse.

Para José Sérgio da Silva, gerente da Granja Dois Irmãos, o PCT traz importantes atualizações no conteúdo sobre a produção de suínos. “Sempre participo dos eventos organizados pela DFSuin e, a cada palestra que assisto, aprendendo coisas novas e saio com a mente mais aberta para lidar tanto com as pessoas como para direcionar o trabalho no dia-a-dia da granja. Acredito que as palestras ajudam muito na inovação e satisfação dos nossos funcionários”, conta.

Daniela Albuquerque, gestora executiva da DFSuin, falou sobre a conclusão das atividades de 2015 e perspectivas para 2016. “Essa ação encerra nosso cronograma de ações esse ano, que na minha avaliação foi um ano de grandes desafios para o setor devido à crise econômica pela qual passa o país. Porém, conseguimos realizar várias ações que beneficiaram a cadeia suinícola, desde o produtor até o consumidor. Acredito que no próximo ano vamos fortalecer ainda mais nossa atuação, elevando o número de ações e de público capacitado”.

A coordenadora do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), Lívia Machado, destacou o caráter inovador dos PCTs realizados pela DFSuin. “A cada edição a DFSuin surpreende como novas temas e ações que muito tem contribuído para o desenvolvimento da suinocultura no DF. O foco em temas da área de recursos humanos, como a inteligência emocional, é tão importante quanto trabalhar os assuntos técnicos, pois motiva e prepara os profissionais do setor para lidar com as dificuldades do trabalho diário”.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 10/12/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas