Bem-estar animal encerra último módulo Qualificases de 2015

Bem-estar animal encerra último módulo Qualificases de 2015

Cerca de 70 profissionais participaram do evento em Vargem Alta, no Espírito Santo

A Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases) realizou no último dia 26 de novembro mais um módulo do Programa Anual de Capacitação (Qualificases). A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Projeto de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), apoiou a ação que capacitou mais de 70 pessoas, em Vargem Alta, no Espírito Santo.

Nesta edição, o Qualificases teve como tema "Estratégias Nutricionais aliadas ao bem-estar de suínos" e contou com a apresentação da Drª. Anália Maria Ribeiro, da Agroceres Multimix. O evento tem como objetivo orientar e atualizar os participantes quanto aos assuntos mais recorrentes no cotidiano da granja e que podem provocar impacto na qualidade dos produtos disponibilizados no mercado.

Em 2015, a Ases realizou seis módulos do Qualificases, que também conta com a parceria de empresas e instituições do segmento. “O Qualificases possibilita a participação de produtores, gestores e colaboradores das granjas, por isso, conseguimos levar informação a todos os envolvidos diretamente na produção. Foram mais de 300 capacitados ao longo do ano”, diz Nélio Hand, diretor executivo da Ases.

Também este ano o evento contou com uma edição especial, realizada durante a 3ª Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu), no mês de junho, em que foram tratados os temas: Diarreias neonatais em leitões: situação atual e medidas de controle; “Bem-Estar Animal: A Suinocultura atenta ao Futuro; Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS); Pontos Críticos do Sistema de Produção de Suínos: Novos Conceitos para Produzir Mais; Como tornar a terapia antimicrobiana uma solução rápida, segura e eficiente; e Estratégias nutricionais aliadas ao bem-estar de fêmeas suínas.

Quanto ao tema abordado neste último módulo do evento, Hand destacou ser um assunto extremamente atual e relevante. “Um dos parâmetros do bem-estar é a nutrição dos animais, por isso é preciso garantir uma dieta balanceada. O tema tornou-se um dos maiores desafios da cadeia de produção de proteína animal e a nutrição pode ser trabalhada como ferramenta importante para melhorar as condições de bem-estar, contribuindo não só no âmbito nutricional, mas também comportamental, sanitário e climático. Esse tema certamente será tratado em outros módulos do Qualificases”.

Para 2016 o diretor da Ases afirma que uma das perspectivas é diminuição de problemas relacionados ao abastecimento, logística e sistema tributário. “Planejamos intensificar a capacitação dos produtores e das empresas a fim de produzir sempre com melhor qualidade, além de continuar os trabalhos de marketing, desmistificando preconceitos e enfatizando a saudabilidade da carne suína aos consumidores capixabas. O trabalho realizado pela ABCS, principalmente com relação a valorização da proteína, através da campanha Escolha + Carne Suína, nos propicia ferramentas para prosseguirmos com esse trabalho”, acrescentou Hand.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 10/12/2015

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas