Carne suína é destaque na Expovinhos no Espírito Santo

Carne suína é destaque na Expovinhos no Espírito Santo

Degustação no evento é parte do plano de ações do estado no
Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura 

A carne suína foi sucesso absoluto entre os participantes do “Vitória Expovinhos – 2º Salão Internacional de Vinho de Vitória”. A feira, que ocorreu no Centro de Convenções de Vitória, Espírito Santo, nos dias 19 e 20 deste mês, reuniu um público de paladar exigente, formado por enólogos, enófilos ou simplesmente apreciadores de vinhos interessados em descobrir mais sobre a variedade de sabores dessa bebida tão versátil.

Para acompanhar a degustação dos mais de 300 rótulos disponíveis no evento, os alunos curso de gastronomia do Centro Universitário Vila Velha (UVV) preparam dois pratos feitos a base de carne suína, ragu de carne suína e cogumelos, servido com polenta e lombinho servido com massa.

Para o chefe de cozinha e coordenador do curso de gastronomia da UVV, Alessandro Eller, a grande surpresa foi a utilização da carne moída suína. “O resultado nesse sentido foi bem interessante, pois as pessoas se surpreendem quando descobrem que estão degustando carne moída suína”, comentou. Ainda segundo ele, mais de 1.500 porções foram servidas durante os dois dias de evento.

O chefe explica que a escolha do cardápio envolve uma série de cuidados. “O público desse tipo de evento possui um paladar muito aguçado e são pessoas que também entendem de gastronomia. Ao preparar os pratos, tivemos a preocupação de servir algo que não influenciasse o paladar para não atrapalhar na degustação dos vinhos. Esses pratos foram preparados com temperos suaves, com pouca acidez e gordura”, afirma Alessandro.

Uma das pessoas que se surpreenderam com esse prato foi o enófilo José Marcelo Corassa. “O prato ficou delicioso e leve, além da carne ser muito saborosa. Eu não conhecia carne suína moída e nunca imaginaria o sabor. Acho que as pessoas precisam descobrir a carne suína”, recomenda.

A degustação de pratos feitos com a carne nesse evento foi uma parceira entre a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES) e o curso de gastronomia da UVV com o apoio dos frigoríficos capixabas Cofril e Frigolife. A ação faz parte do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), coordenado pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) que, em parceria com o Sebrae Nacional, tem como objetivo ampliar o consumo per capita de carne suína em 2kg.

Para o coordenador estadual do PNDS pela ASES, Nélio Hand, a ação realizada em parceria com a UVV no “Vitória Expovinho” foi muito importante para a divulgação da carne suína. “Conseguimos um espaço bem interessante nessa feira, pois tivemos a oportunidade de mostrar algo diferente, como a carne moída suína, para um público segmentado e que exige qualidade”, avaliou Nélio.  
Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas