Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quarta-feira, 2 de junho de 2021, 4h05

ABCS apresenta novo modelo de leilões da Conab durante a 4ª edição do Seminário de Mercado de Grãos

A ferramenta Leilão para Você, foi criada para atuar na comercialização de produtos e serviços ligados ao agro, veja!

Durante a quarta edição do Seminário de Grãos, caminhos para a redução de custos de produção, realizado na última terça-feira (01), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), discutiu o novo modelo de leilões criados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para atuar na comercialização de produtos, insumos e serviços ligados ao agro. A plataforma, chamada Leilão Para Você, pode ser utilizada por agentes públicos e privados que desejam atuar no mercado presente e também de futuros. Para falar sobre este serviço e os benefícios que ele oferece para os suinocultores, a ABCS recebeu representantes da própria Conab numa apresentação conduzida pela consultora da ABCS, Ana Paula Cenci. 

O Superintendente de logística operacional da Conab, Thomé Guth, iniciou fazendo um panorama sobre o mercado de milho durante os últimos anos, e sobre alguns dos fatores que impactam a disponibilidade e o valor dos grãos no Brasil, como as tendências de altas e baixas sazonais e diferenças no volume da colheita da primeira e segunda safra. Segundo ele, a concentração da produção nos estados de Mato Grosso, Goiás e Paraná também são fatores de risco, pois quaisquer problemas climáticos nessas regiões impactam as ofertas dos produtos. 

Outro fator levantado por ele, foi o crescimento do Brasil no quesito exportação. “Vamos exportar mais de 30 milhões de toneladas de milho e já somos pioneiros na exportação de soja também. Fora as mais de 6 milhões de toneladas utilizadas para a produção de etanol. Chegou a hora de olhar para o setor de carnes, pois os estoques da Companhia estão baixos e os grãos não estarão mais disponíveis com valores d e antes. O milho e a soja subiram mais durante os últimos 2 anos do que nos últimos 10 anos anteriores. A Conab criou esse modelo para auxiliar os suinocultores independentes, pois o ideal é tentar comprar os insumos de forma antecipada. Compras da forma que eram feitas antigamente, da mão para a boca só em casos de necessidade momentânea” conclui. 

Dando sequência a apresentação, o Superintendente de operações comerciais Conab, Rogério Gonçalves, falou mais sobre o funcionamento da plataforma Leilão Para Você, pensada para ser uma ferramenta de fácil acesso, visando simplificar ao máximo a comercialização. “Sempre tivemos programas voltados ao abastecimento de grãos, e aos suinocultores, mas nos voltamos agora para um novo cenário onde precisamos repensar os formatos de comercialização.” Ele destaca que a plataforma conta com um suporte de funcionários preparados para dar informações relacionados a logística, mercado e preço, que a utilização da ferramenta é gratuita e que possibilita conseguir melhores preços. “Iniciamos o leilão dentro do patamar de preço estipulado pelo vendedor, abrindo assim a possibilidade de conseguir melhores preços, e também penalizamos aqueles que rompem contratos, minimizando a chance de problemas na negociação.”

Além disso, a plataforma disponibiliza acesso às bolsas de mercado, aumenta a capacidade de abrangência de compra e venda, permitindo alcançar pessoas em qualquer região ou localidade. Há também a possibilidade de fazer trocas, contratar frete e outros serviços. Tudo isso com a segurança e garantia proporcionados pela Conab. Gonçalves explica que “o comprador tem um prazo de 5 dias para depositar o valor, após o dinheiro ser recebido pela Conab, o produto é enviado. O dinheiro só chega até o fornecedor quando o comprador recebe o produto e atesta de que está tudo certo, em quantidade e qualidade, trazendo segurança para as duas pontas.” 

Para ver o debate completo, acesse o vídeo disponível no YouTube da ABCS Agro!