Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: sexta-feira, 18 de setembro de 2020, 2h37

ABCS impulsiona suinocultura de qualidade no Peru em parceria com a MSD

Dois treinamentos sobre a otimização de carcaças foram promovidos a frigoríficos e suinocultores peruanos 

Na última quinta-feira (17/09) a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) promoveu dois treinamentos digitais para a MSD Animal Health em Peru, em parceria com a Associação Peruana de Suinocultores (Asoporci). A escolha da empresa evidencia mais uma vez a excelência do trabalho executado pela ABCS e o compromisso da associação com o fomento de uma suinocultura cada vez melhor, não apenas no Brasil, mas no mundo. Os eventos tiveram como foco a otimização da carcaça e foram realizados para frigoríficos e suinocultores do país.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, abriu o evento compartilhando algumas experiências brasileiras sobre o tema. “Aqui no Brasil começamos há 10 anos um trabalho para aumentar o consumo de carne suína dentro do país, e já aumentamos o consumo em quase 4 kg per capita, passando de 12 kg para 16 kg por brasileiro ao ano. Isso representa 400 mil novas matrizes no campo e todos ganham com isso. Essa palestra certamente é um início para pensar em ofertar mais cortes ao mercado. Podemos ganhar muito mais com a venda de cortes se otimizarmos o peso das carcaças desde a granja e nos frigoríficos. Parabenizo a MSD pela iniciativa de realizar essas ações e assim desenvolver toda a cadeia.”

As duas palestras com o tema “Produção de carcaças de alto valor” foram ministradas pelo Doutor em medicina veterinária José Vicente Peloso e direcionadas para públicos diferentes. Uma com foco nos produtores de suínos locais e outra para frigoríficos, visando a produção de carcaças de alto valor rentável com otimização de custos para a indústria. Na primeira palestra, onde participaram mais de 200 pessoas, Peloso explicou o por que a criação de suínos mais pesados está relacionada com uma maior rentabilidade. E falou também sobre as melhores práticas a serem adotadas nas 24h que antecedem o envio do suíno ao frigorífico: como deve ser o transporte, o tempo de descanso e por fim o abate de forma a priorizar resultados finais superiores. 

Já no segundo treinamento, ele mostrou aos 40 representantes de cinco frigoríficos, as melhores práticas na recepção, alojamento e descanso desses suínos dentro das instalações. Peloso enfatizou os efeitos do jejum pré-abate nos rendimentos da carcaça quente e na qualidade final da carne. Além de ensinar mecanismos para mensurar a qualidade da carcaça, como um sistema de avaliação por cores, que vão auxiliar os gestores dos frigoríficos na obtenção e comercialização de carcaças de alto valor. O gerente geral da MSD, Leonardo Costa agradeceu a presença de todos e enfatizou que o setor deve trabalhar cada vez mais juntos: “vamos seguir fortes com o compromisso de levar proteína em quantidade e qualidade a mesa dos peruanos.” A MSD Saúde animal Brasil também é parceira da ABCS e faz parte do programa Empresa Amiga da Suinocultura. Guillermo Vidal, presidente da Asoporci endossou a importância da produção de suínos mais pesados para a obtenção de carcaças mais valorizadas, para ele “essa é uma oportunidade para sensibilizar a cadeia nacional sobre essa mudança.”   

Assista o treinamento aqui: https://umsdah.com/external/player8/?cd=161