Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quarta-feira, 12 de maio de 2021, 5h17

ABCS inaugura Seminário de Mercado com palestra sobre os desafios para as cadeias consumidoras de milho e soja

A aula foi conduzida pelo professor e especialista em agronegócio, Alexandre Mendonça de Barros 

Para falar sobre os desafios para as cadeias consumidoras de milho e soja, e a importância dos indicadores na tomada de decisão, a ABCS transmitiu ao vivo na última terça-feira (11), a primeira palestra do Seminário de Mercado de Grãos: Caminhos para redução de custos de produção. A aula foi ministrada pelo professor, especialista em agronegócio e sócio diretor da MBAgro, Alexandre Mendonça de Barros, e conduzida pelos consultores da ABCS, Ana Paula Cenci, e Iuri Pinheiro Machado. O evento que está disponível no YouTube já conta com mais de 600 visualizações. 

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, abriu o Seminário falando sobre o desafio que ajudou a motivar o Seminário. “Estamos iniciando o grande desafio de criar um mercado futuro de grãos. Para isso precisamos mudar os hábitos e estar atentos ao mercado, para isso vamos ter uma série de programas todas às terças para que vocês entendam como vai funcionar o mercado de grãos da ABCS. É muito importante que todas as lideranças da suinocultura e gerências das granjas entendam esse processo para que possamos ter programação no futuro e não venhamos a sofrer o que estamos sofrendo no momento com a alta dessas commodities tão importantes para nós.” Ele agradeceu também aos contribuintes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), que possibilitam atividades como essas que levam conhecimento a todos os produtores do Brasil.  

Na ocasião, Alexandre Mendonça de Barros falou de forma muito didática sobre como acompanhar os mercados agrícolas, quais variáveis olhar, e como organizar uma análise de mercado para uma decisão diante de um cenário de tantas incertezas. “O mundo agrícola está conectado, é um assunto global. As últimas duas décadas foram períodos de intenso comércio agrícola internacional. No passado, há 20, 30 anos atrás, o comércio era muito menor do que é hoje, e os governos dos países mais desenvolvidos carregavam estoques de grãos muito elevados, e isso era parte da política agrícola internacional. Agora o mundo mudou, precisamos levar em consideração o balanço entre a oferta e a demanda de produtos agrícolas.” 

Oferta e demanda 

Mendonça explica que a oferta e a demanda são diferentes variáveis que precisam ser analisadas: Quais são as tendências de oferta, as previsões de safras nos principais países produtores e as tendências no clima. Quais as tendências na demanda, no crescimento de renda, na evolução da população, na escala de preferência da população e bens substitutos. “Essas são variáveis separadas, que juntas determinam a evolução dos preços no futuro. Precisamos sempre estar projetando como serão as safras futuras levando o clima em consideração. Apesar da incerteza, essa é a maneira que o mundo inteiro precifica o futuro, formando expectativas da safra corrente, do que já conhece, dos estoques que tem, e aí olhamos para a frente. Quando falamos de demanda, temos que ter uma ideia de como será a evolução do consumo. no caso dos grãos temos o consumo de carnes, biocombustíveis, aumento da renda, do PIB e da economia que determinam o maior ou menor consumo, a evolução da população também influencia no aumento na demanda e a preferência do consumidor, que varia entre os tipos de proteína e também age em esquema de substituição, se o preço de um está muito caro, aumenta a demanda do outro e por aí vai.” Mendonça reitera que é preciso saber quais são os principais produtores e consumidores de soja e milho, ter uma boa noção da época de plantio e colheita e saber qual o tamanho dos estoques dos produtos nos diferentes países e regiões.

Ele explicou também a diferença entre a estruturação da macroeconomia e dos mercados agrícolas, que muitas vezes se confundem. “A macroeconomia como um todo é uma análise muito particular, com sua própria lógica de como funciona a economia de uma país, e é através dela que acabam determinando quanto vai crescer o PIB, qual o nível de emprego, como a taxa de juros afeta o crescimento econômico, como é a oferta de moeda.” Mendonça chamou atenção para a taxa de câmbio, um dos principais pontos de influência da macroeconomia no mercado agrícola. “A taxa de câmbio é vital na formação de preço, mas antes disso precisamos entender o porquê o real está tão desvalorizado frente ao dólar, já que o país está exportando tanto. O primeiro fator nessa análise é a projeção do PIB, que vai determinar o crescimento do país. No mundo há uma previsão de retomada muito grande, que por consequência impulsiona a demanda e o consumo. No Brasil o desemprego ainda é muito alto e o poder aquisitivo baixo, limitando o consumo e a produção de carnes. Para exportação o cenário está muito positivo, mas o mercado interno ainda é limitado, apesar de historicamente os preços estarem muito altos.” 

Além desses fatores, o especialista falou sobre as projeções de crescimento do FMI, fundos não comerciais, taxa de juros (Selic), taxa de câmbio, estruturação da oferta agrícola, comércio mundial, calendário do plantio de grãos, importação, previsões climáticas, produção e consumo de carne suína mundialmente, impactos da Peste Suína Africana, previsões do mercado Chinês na recuperação do rebanho e exportação, e mercado futuro mundial de carnes e grãos. Todo o evento está disponível e pode ser acessado no YouTube da ABCS. Veja!

Na opinião do consultor de mercado da ABCS, Iuri Pinheiro, “A palestra superou todas as expectativas. Mendonça conseguiu em um curto espaço de tempo, apresentar o panorama nacional e mundial de grãos e os pontos de atenção para quem deve operar neste mercado. Uma abordagem nova e pragmática que não somente sensibiliza os suinocultores, como também abre com chave de ouro o seminário, conectando com os assuntos que virão na sequência”, conclui.  

Próximos painéis

  • 18/05 – Palestra com a equipe técnica da MAPA (O papel da Política Agrícola no crescimento e na sustentabilidade da agropecuária brasileira) 
  • 25/05 – Palestra com as instituições financeiras (O papel das instituições financeiras nas operações de crédito e no mercado futuro)
  • 01/06 – Palestra com representantes da CONAB (Leilões para você: um novo formato para a Conab atender o suinocultor 
  • 08/06 -– Palestra com representantes de empresas que operam no mercado financeiro (Ferramentas e Estratégias para o suinocultor atuar no mercado futuro de grãos)