Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

Voltar Publicado em: sexta-feira, 26 de junho de 2020, 11h33

ABCS inova e une sistema em iniciativa para adaptação do novo momento digital

De reuniões de alinhamento e treinamento a mentorias para afiliadas, a entidade desenvolveu ações que visam preparar lideranças e inseri-las no novo mundo digital

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), sempre comprometida com a evolução da cadeia e diante de uma realidade complexa que se fez presente devido à pandemia, implementou algumas mudanças e trouxe novidades que vem para aproximar as associações afiliadas da nova realidade cada vez mais inserida no mundo digital.  

O momento exige adaptação e união, mesmo que distante e na suinocultura não é diferente. Assim que foi divulgado o avanço da Covid-19 no mundo, o setor teve de concentrar seus esforços para continuar garantindo que o alimento chegasse até a mesa dos brasileiros e que isso fosse feito com segurança. Por isso, a ABCS se mobilizou para auxiliar o trabalho de granjas, frigoríficos e agroindústrias produzindo materiais orientativos para intensificar os cuidados nos processos de produção e comercialização de suínos. Acesse aqui.

No âmbito interno, priorizando a proximidade com o sistema o atendimento às principais necessidade da cadeia, a ABCS também ajustou seu planejamento e renovou a sua forma de atuação realizando reuniões de alinhamento do trabalho da entidade por meio de videoconferência junto às afiliadas, com presidentes e gestores, levando semanalmente dados atualizados e espaço para discussões sobre o cenário atual, buscando manter a comunicação com o setor e acompanhar o andamento da situação para estabelecer estratégias e trazer equilíbrio para a cadeia.

Outra medida importante realizada pela ABCS, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) foram os treinamentos com presidentes e gestores das associações afiliadas e com os colaboradores do escritório em Brasília. Foram realizadas capacitações para orientar as associações quanto à utilização de ferramentas de videoconferência e outras mídias digitais, além de consultorias para melhoria da comunicação em redes sociais, reunião de atualização do status técnico e político do setor, palestra sobre medidas de segurança nas rotinas de trabalho e em casa para evitar a disseminação da Covid 19, com o médico veterinário e consultor da ABCS, Iuri Machado e também a palestra sobre a qualidade nutricional da carne suína, com as nutricionista Thaliane Dias e Gleiva Staciarini. A entidade vai continuar realizando capacitações e somado ao que já foi feito, também vai presentear gestores das afiliadas com uma mentoria para líderes, com o palestrante e coach Jairo Martiniano.

As ações direcionadas ao sistema ABCS foram recebidas com satisfação, como relatou o gestor da Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (Ases), Nélio Hand. “O trabalho da ABCS vem contribuindo muito e reforçando as ações que realizamos em prol da suinocultura capixaba, inclusive neste momento onde tivemos e continuamos buscando soluções frente à pandemia da covid-19. As dificuldades motivaram ainda mais o trabalho conjunto dos gestores das entidades estaduais e regionais na busca dessas soluções e a associação brasileira encampou as ideias e vem apoiando esse importante trabalho que todos estão realizando para manter a suinocultura brasileira produzindo”.

A gestora da Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Astap), Fabe Rodrigues, participou de todos os encontros e afirmou ter superado suas expectativas com relação a forma como a ABCS conduziu esse novo momento. “Em todas as situações, observo e vivencio a ABCS manter laços estreitos com suas afiliadas, a fim de resolver a coisas e alcançarem objetivos em prol da cadeia. A respeito das ações desenvolvidas para os gestores, reitero o quanto temos no sentido amparados pelo sistema ABCS e, apesar de encontros virtuais, nunca estivemos tão perto e tão unidos como agora. A meu ver, a ABCS se sobressaiu com mais este desafio, impactada pela pandemia, para eles não houve meio termo, abraçaram com o empenho, compromisso, esforço e dedicação de sempre”.

Já no âmbito externo, a ABCS participou de diversas discussões nacionais e internacional em Webinars e Lives e também liderou a realização desses encontros virtuais a fim de obter um panorama da suinocultura diante da pandemia e compartilhar essas informações não só com integrantes do setor, mas também com todos os públicos de interesse.

 Os debates trouxeram temas diversos como: atualizações, desafios e oportunidades na suinocultura, trazendo a experiência da suinocultura nos Estados Unidos e na Espanha, mudanças no perfil do consumidor, comunicação no agronegócio, tendências de mercado e consumo, produção e abastecimento interno da carne suína, mulheres na suinocultura, dicas de preparo da proteína suína e perspectivas para o mercado mundial de suínos.

Novas Séries de Webinars

A entidade também convidou toda a cadeia de valor para participar de um conjunto de Webinars que estão sendo realizados em parceria com o portal 333 Brasil. Os encontros foram distribuídos em 3 séries com os temas “Desafios para o enfrentamento da Covid-19”, “Atualizações frente à bioseguridade, bem-estar animal e antibióticos” e “Aprendizados no controle populacional de javalis, PSC e PSA”.

Dois Webinars já foram realizados. Confira as matérias sobre os eventos no site da ABCS e acesse o cronograma completo com a programação dos próximos webinars.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, ressaltou a importância da união da cadeia nesse tipo de iniciativa. “Esses encontros virtuais ajudam no desenvolvimento de estratégias para garantir a continuidade do trabalho do setor, trazendo mais conhecimento e mais qualidade para os processos, além de tornar mais conhecido o trabalho de cada elo”, explicou Marcelo.