Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: sexta-feira, 11 de junho de 2021, 10h13

ABCS reativa Departamento de Integração

Para se posicionar como representante efetiva dos produtores integrados, a Associação lançou a reabertura do departamento durante reunião na última quarta-feira 

Buscando expandir a atuação junto aos produtores integrados, e se posicionando efetivamente como uma representante dessa categoria, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), reativou o Departamento de Integração, que atuará a nível nacional junto de entidades como a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Associação Brasileira dos Avicultores Integrados (ABAI), e da Associação Brasileira de  Proteína Animal (ABPA). O Departamento será comandado pelos consultores da ABCS, Nilton Hillesheim, Ana Paula Cenci e Luciana Lacerda. Enquanto as consultoras farão a ponte entre os estados, Nilton vai efetuar reuniões, debater pautas e traçar estratégias. A novidade foi anunciada pelo presidente da ABCS, Marcelo Lopes, na última quarta-feira (9), em reunião com as associações do Sistema ABCS que possuem granjas integradas entre os afiliados. 

Marcelo explicou que a atuação do departamento começou pelo estado do Rio Grande do Sul, em conjunto com a Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs). “Já estamos fazendo um trabalho muito bom no estado, tivemos uma reunião recente no Fórum Nacional de Integração (Foniagro), e participamos das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs). Foi bem harmônico, conseguimos entrar num consenso e estamos num caminho muito bom para unir o sistema.” O presidente da Acsurs, Valdecir Folador, elogiou a iniciativa e a escolha do consultor. “Fiquei muito satisfeito, é uma pessoa qualificada, que conhece as entranhas do processo. A valorização do produtor integrado se reflete na suinocultura e valoriza a cadeia inteira.”  

Neste primeiro momento, a atuação do Departamento estará focada nos estados da região Sul, que abrigam a maioria das granjas integradas e integradoras. Lopes explica que o novo consultor já está em contato com as agroindústrias de Santa Catarina e do Paraná. Notícia bem recebida pelo presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio de Lorenzi, e pelo presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), José Dariva que declarou: “estamos aguardando ansiosamente a chegada do Nilton, agradecemos a ABCS pela iniciativa!”  

As demais afiliadas como a Associação dos Granjeiros Integrados do Estado de Goiás (Agigo), Associação Goiana de Suinocultores (AGS), Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), Associação dos Criadores de Suínos do Mato Grosso (Acrismat) e a Associação Sul Motogrossense de Suinocultores (Asumas) também participarão das reuniões do Departamento para atualização, e em breve poderão contar com esse acompanhamento em seus respectivos estados.