Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: sexta-feira, 16 de abril de 2021, 2h43

Agriness realiza 13ª edição do prêmio Melhores da Suinocultura

Este ano o campeonato contou com a participação de mais de 2 mil granjas no Brasil e na América Latina 

A Agriness, empresa de soluções e tecnologia voltadas para o campo, e contribuinte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), realizou na última quinta-feira, a 13ª edição do prêmio Melhores da Suinocultura,  um campeonato anual para os usuários dos softwares Agriness S2 e/ou Agriness S2 Multiplicadora que oferece aos participantes um ambiente online de comparação e de análise dos indicadores de produtividade, criando um referencial para os índices de produção da suinocultura do país. O objetivo principal é estimular o desenvolvimento dos processos de gestão das granjas com foco em melhorar sua produtividade. Everton Gubert, diretor de negócios e inovação da Agriness, disse durante o evento que o campeonato foi criado em 2010 como forma de mostrar qual era a produtividade brasileira. “O primeiro objetivo foi estimular a troca de informações, depois criar um referencial de produtividade e inspirar os produtores que ainda não atingiram os melhores índices de produção. Com isso o propósito sempre foi impulsionar a suinocultura brasileira.”

Este ano o campeonato contou com a participação de 2.080 granjas na América Latina, 1.690 delas no Brasil. Este número representa 1 milhão de matrizes brasileiras, quase o número total de matrizes presentes no país. São granjas de diferentes portes e sistemas de produção, distribuídas por todas as regiões do Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e outros países sul-americanos, classificadas com base no índice de desmamados/fêmea/ano (DFA) acumulado durante o período do campeonato. Em 2021, este índice bateu recordes no Brasil e chegou a 28,91 frente a 24,82 registrado há 20 anos atrás. 

A premiação exibida ao vivo no canal de YouTube da empresa já conta com mais de 4 mil visualizações na plataforma, e foi iniciada com a fala do presidente da MSD Saúde Animal para o Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia, Delair Bolis. A empresa que também é contribuinte do FNDS, é uma das parceiras da Agriness no patrocínio da premiação. Bolis aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho desempenhado pela Agriness: “Agradecemos a Agriness por estar há 20 anos transformando a forma de fazer gestão. Meus parabéns também a todos que participaram deste processo, aos melhores que estão sendo lembrados hoje, e a Agriness por incentivar o compartilhamento!”  Já o grande ganhador da noite, que levou para casa dois prêmios, o proprietário da Fazenda 5 Estrelas, Ricardo Bartholo, elogiou a atuação das associações mineiras em fortalecer a suinocultura na região, citando a gestão da Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (Asemg) e da Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Astap). 

Confira os ganhadores! 

No Brasil: Fazenda 5 Estrelas, Granja Boa Esperança, Granja São Bartolomeu, Granja Becker, Granja Brunoro, Fazenda São Paulo, Granja Capivari, Granja Colorada, Granja Camari, Granja Várzea do Pau D’alho, Granja Buriti, Granja Mato Dentro, Chácara Vó Ita, Granja Barkema, Suinocultura Silva.  

Na Argentina: Granja Fumisem, Granja La Riojana e El Zorzal

Na Colômbia: Granja Emanuel, Granja San Fernando e Granja El Silencio.

Em outros países: Granja San Bernardo (Paraguai), Granja El Puemo (Chile) e Granja Santa Francisca (Chile).

O Presidente da ABCS, Marcelo Lopes, parabeniza a todos os ganhadores pelo empenho, e também a Agriness pelo esforço na realização de uma competição saudável que estimula o melhoramento da suinocultura não apenas no Brasil, mas na América do Sul. “Que nossos produtores possam se aperfeiçoar sempre mais, evoluindo nos índices de produtividade, e que a Agriness continue crescendo como nossa parceira e empresa amiga da suinocultura. Parabéns a todos!”

A cerimônia completa pode ser vista aqui: