Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, 5h41

BBC News indica oportunidade para o crescimento do consumo interno de carne suína em 2021

Matéria publicada pelo veículo, aponta que no cenário atual, onde o consumo de carne bovina deve cair significantemente, outras proteínas ganham ainda mais espaço de competitividade

Em uma reportagem publicada pela BBC News na última terça-feira, (19/01), especialistas preveem uma queda histórica no consumo de carne bovina no Brasil durante o ano de 2021. Em decorrência de fatores econômicos como oferta interna restrita e alta demanda de exportações para a China, o preço da carne bovina tende a continuar em movimento de alta. Notícia não muito positiva para os consumidores que enfrentam um cenário de diminuição de renda, o que segundo a publicação, levará a uma queda no consumo dessa proteína a níveis anteriores a década de 1990. 

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o consumo brasileiro de carne bovina foi de 29,3 quilos por habitante em 2020, uma queda de 5% em relação aos 30,7 quilos por habitante de 2019, ano em que o consumo já havia recuado 9%. O patamar de 2020 é o menor da série histórica da Conab, que tem início em 1996 e representa uma redução de 13,5 quilos por habitante em relação ao ponto máximo da série, de 42,8 quilos por habitante em 2006.

Nesta conjuntura, outras proteínas ganham ainda mais competitividade e espaço de crescimento, tanto pelo custo benefício quanto pela qualidade, tornando o momento favorável para levar ainda mais carne suína até a mesa do consumidor. Segundo o consultor de mercado da ABCS, Iuri Pinheiro esta é uma oportunidade para alavancar o consumo que já vem crescendo ano após ano. “A carne suína sempre foi mais competitiva em termos de preço em relação à carne bovina, mas recentemente essa distância aumentou, pois, a carne bovina subiu muito de preço. Nos últimos anos através do trabalho feito pela ABCS em parceria com o varejo e frigoríficos, essa competitividade cresceu em decorrência da melhora da apresentação da carne suína, da diversificação de cortes e da desmistificação de informações sobre a proteína, fazendo com que ela se tornasse atrativa também do ponto de vista da praticidade e da saudabilidade. Essa mudança é clara no aumento de consumo, estima-se que em 2020 já tenhamos atingido a marca de 17 kg per capita/ano.”

Assim como evidencia Machado, iniciativas que conversam com o consumidor, como a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) e o conceito Mais Carne Suína, encabeçadas pela ABCS, se tornam cada vez mais relevantes, pois tem a capacidade de ampliar a visibilidade da proteína e impulsionar o consumo de forma ainda mais significativa. A mensagem é de incentivo para toda a cadeia suinícola, para que continuem investindo numa produção qualificada e aproveitem também para comunicar a carne suína, ressaltando seu sabor, segurança, saudabilidade e versatilidade. 

Texto com informações da BBC News: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55664305