Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: segunda-feira, 12 de julho de 2021, 2h13

Deputado Covatti assume Frente da Suinocultura em Reunião do Sistema ABCS

A reunião contou ainda com a presença do presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), Nilson Leitão, que falou sobre o programa Agro Fraterno

Na última sexta-feira (09), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e suas afiliadas receberam, em reunião online, o novo presidente da Frente Mista da Suinocultura, deputado federal Covatti Filho (PP-RS).  Covatti reassume a presidência da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura e na ocasião apresentou as lideranças do setor as prioridades da Bancada para esse ano. Na oportunidade Covatti comentou que em conversa com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, reforçou o pleito da ABCS, sobre a suspenção temporária da cobrança de PIS/COFINS sobre grãos importados nas transações realizadas com destinação para a alimentação animal, em especial para as organizações que não operam na modalidade de Drawback. O Parlamentar reforçou que a ampla especulação e a alta do preço do milho e do farelo de soja têm crescido em todas as regiões produtoras. 

Conhecido pelo setor, Covatti já foi presidente da Frente da Suinocultura no seu último mandato e nos últimos anos esteve à frente da Secretária de Agricultura Rio Grande do Sul.  O parlamentar reforçou que será o elo de interlocução da suinocultura perante o Congresso Nacional e o poder Executivo. “Renovo o meu compromisso com os produtores e por conhecer as dificuldades da cadeia vou ser o porta voz do setor”, ressaltou o deputado. Ainda no encontro o parlamentar reforçou o eficiente trabalho que o deputado Schiavianato realizou como presidente da Frente durante o seu mandato. Schiavianato faleceu em meados de abril por conta das complicações da Covid-19.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes se colocou à disposição e comentou sobre o protagonismo da ABCS no projeto piloto de vacinação contra Peste Suína Clássica em Alagoas. Covatti complementou-o dizendo que atuará em prol da construção de fundo sanitário nacional.

Projeto Agro Fraterno no radar da suinocultura nacional

A reunião contou ainda com a presença do presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), Nilson Leitão. O dirigente explicou as pautas da Bancada Ruralista para o próximo semestre, como o projeto de Regularização Fundiária e o Licenciamento Ambiental e pediu apoio da cadeia suinícola com doações para o Agro Fraterno. Leitão ressaltou que o projeto foi um pedido da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina junto ao governo federal com intuito de contribuir com as pessoas mais necessitadas e que perderam o emprego na pandemia.

De acordo com o presidente do IPA, o programa é voluntário, mas foi elaborado para que os produtores, as empresas e as entidades ligadas ao setor possam fazer suas contribuições.  “As doações são livres e podem ser feitas com cestas de alimentos, com recursos ou com alimentos, de acordo com a opção dos doadores”. Quem tiver interesse para saber como doar e mais informações acesse: http://www.agrofraterno.com.br/como_participar