Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: terça-feira, 17 de agosto de 2010, 12h30

Pioneirismo na rastreabilidade da carne suína brasileira

 

Pioneirismo na rastreabilidade da carne suína brasileira

Um painel exclusivo e inédito vai marcar o início da elaboração de um modelo de rastreabilidade da carne suína produzida no Brasil. Será o curso “Rastreabilidade em Suínos”, que reunirá especialistas, produtores, executivos e entidades de classe da Europa e das Américas na manhã do dia 15 de setembro, durante a “PorExpo 2010 e V Fórum Internacional de Suinocultura.

Duas palestras vão mostrar em detalhes como funcionam os modelos de rastreabilidade e denominação de origem que são usados na Espanha e França, dois dos mais respeitados países produtores e exportadores de carne suína da União Européia.  Marcos Zevikovas, da Associação Espanhola de Normalização e Certificação (AENOR), instalado há dois no Brasil, vai abordar “Conceitos e História de Certificação e Rastreabilidade na Espanha”, nação que somente no ano passado exportou mais de um milhão de toneladas de carne suína e possui um dos produtos mais reconhecidos internacionalmente da suinocultura mundial, o Jamóm, o presunto mais caro do planeta e que pode ser elaborado a partir de raças extensivas e industriais.

Já Arnaud Bozec, do Instituto do Suíno da França (IFIP), apresentará os “Princípios e Critérios de Rastreabilidade da Suinocultura da França”, um país reconhecido como terra de um dos selos mais respeitados entre as carnes do mundo, o VPF, a denominação da carne suína francesa.

Após as palestras, uma mesa redonda vai debater o tema com a participação dos dois cientistas, do Diretor Executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Fabiano Coser; do Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcio Portocarrero e de um executivo da Brasil Foods, a gigante brasileira das carnes suína e de frango. Eles vão tentar elaborar as primeiras diretrizes de um modelo nacional de rastreabilidade, que identifique a origem e as etapas de toda a cadeia de produção, da granja ao ponto final do comércio, passando por abatedouros, processadores, empresas de genética e de alimentação. A rastreabilidade é hoje uma das maiores exigências dos consumidores e mercados mais sofisticados do mundo.

A “PorkExpo 2010 e V Fórum Internacional de Suinocultura” é o maior evento da suinocultura mundial e vai ser realizada de 14 a 16 de setembro de 2010, no Estação Convention Center, em Curitiba (PR).

Publicado 13/08