Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quinta-feira, 18 de novembro de 2010, 9h09

Santa Catarina comemora abertura do mercado dos EUA para carne suína

                                 

                                Santa Catarina comemora abertura do mercado dos EUA para carne suína
    
O estado de Santa Catarina foi oficialmente reconhecido, nesta terça-feira, 16 de novembro, como área livre de febre aftosa sem vacinação pelo governo dos Estados Unidos. O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (Aphis, sigla em inglês) publicou no diário oficial daquele país (The Federal Register) a inclusão do estado na lista de regiões livres também de outras doenças animais. Este é mais um passo para a abertura daquele mercado à carne suína in natura catarinense, pleiteada pelo governo brasileiro desde 2007. Um momento que os suinocultores de Santa Catarina sonhavam desde 2007, quando o Estado obteve o certificado de Zona Livre de Aftosa Sem Vacinação.

O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, comemorou o anúncio. “A liberação americana ainda para este ano é uma ótima notícia, acredito que teremos um 2011 muito promissor na atividade, fazendo com que o produtor acredite na atividade e possa estar investindo em aumento ordenado de plantel para o próximo ano” destaca.  Com a abertura do mercado americano, Santa Catarina deve retomar, em 2011, a liderança nas exportações de carne suína.

De acordo com Lorenzi, a conquista pode ser um passo muito importante para atrair tanto países da União Europeia, quanto da Ásia. “É certo que esses mercados também poderão abrir para Santa Catarina, já que eles estavam na expectativa da resposta americana e o que os EUA decidissem eles seguiriam, pois os EUA servem de modelo conceitual para exportações de todo o mundo, então se nós vendermos para eles, muitos outros ficarão interessados” enfatiza. Lorenzi diz ainda, que a expectativa é de aumento de 15% a 20% nas exportações. “O aumento não será em virtude das vendas para o mercado americano, mas pela possibilidade que este reconhecimento traz”.

Publicado em: 17/11/10