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Voltar Publicado em: quinta-feira, 1 de outubro de 2020, 6h53

Suinocultura brasileira estreia no meio digital e engaja as maiores e melhores redes de varejo do país

O evento deu start na campanha que se estende até o dia 15 de outubro em mais mil lojas de norte a sul do Brasil

A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) reuniu hoje (1) as principais lideranças da suinocultura e do varejo brasileiro, junto a parceiros institucionais, para o Lançamento da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) no Youtube. O evento digital e ao vivo que já conta com mais de 800 visualizações deu o pontapé inicial na campanha que começa hoje e vai até o dia 15 nas 8 maiores redes de varejo do país. 

A SNCS é uma iniciativa que visa dialogar com o consumidor através do varejo, unindo consequentemente todos os elos da cadeia suinícola. O presidente da ABCS, Marcelo Lopes assumiu mais uma vez o compromisso em realizar essa missão. “A ABCS tem levado até o varejo e ao consumidor que a carne suína é saudável e segura. E se hoje nós conseguimos fazer isso é por que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) abre essa possibilidade.” Marcelo Lopes abriu o evento ao lado da diretora de marketing e projetos da ABCS, Lívia Machado, relembrando a trajetória da SNCS e prestando uma homenagem a um importante responsável por sua estruturação, Leonardo Miyao que ajudou a constituir a iniciativa e faleceu no início deste ano. Em seguida o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Guilherme Leal destacou a contribuição da Semana Nacional para todo o setor: “a campanha valoriza toda a cadeia da suinocultura brasileira, onde podemos falar da importância do nosso produto e produtores.” 

Com a palavra, o Deputado Federal Alceu Moreira (MDB) um dos principais defensores do agronegócio no Câmara elogiou a atuação da ABCS. “Vocês fizeram o que boa parte do agronegócio não conseguiu fazer, que é comunicar e inserir a carne suína na cultura das pessoas. Quero parabenizar a todos os suinocultores pela qualidade, abastecimento, manejo e bem-estar animal. A suinocultura é um eixo enorme da economia brasileira, nós estamos em todos os lugares.” César Risette, gerente do Sebrae Nacional também se pronunciou dizendo que a SNCS “é uma história de sucesso.” Seguido pelo superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) Márcio Milan que ressaltou o histórico de realizações alcançadas: “são 14 anos trabalhando com os pilares de educação, comunicação e transparência.” E justamente por valorizar esse alicerce que este ano a SNCS se reinventou, se adaptando ao novo momento e migrando para o digital. O novo modelo não trouxe apenas desafios, mas possibilidades, como a de alcançar um número ainda maior de pessoas. Lívia Machado comemora os mais de 1.500 colaboradores capacitados ao longo dos treinamentos. “Focamos em levar saúde e sabor. Acreditamos em melhorar a experiência humana, capacitar, educar e transformar. Esta jornada foi incrível.” Além disso, o uso da gastronomia como instrumento foi ainda mais evidente nesta versão, segundo o chef de cozinha Jimmy Ogro que ministrou a oficina Paixão por Carne Suína, “precisamos mostrar outras possibilidades, educar é transformar as pessoas, dentro de casa, fora dela e também no trabalho.” 

Pronunciamento das redes participantes

E para selar o elo entre a cadeia e as gôndolas, foram apresentadas as campanhas de marketing de todas as redes com direito a pronunciamentos de cada uma delas. Janaína Borges Brito, gerente de marketing do Oba Hortifruti, reiterou a parceria: “estamos separados fisicamente mas juntos com um único propósito de levar informação com transparência e qualidade, trabalhando com essa proposta de desmistificação da carne. Fazer parte de um projeto como esse é sensacional pra quem busca evolução no mercado, crescimento da categoria e crescimento de vendas.” 

Márcio Santana, diretor comercial do Lopes Supermercados, também espera um crescimento em vendas da rede que participa pelo terceiro ano seguido da iniciativa. “Treinamos os nossos açougueiros, diversificamos os cortes de carne suína e esperamos que o consumo cresça em cerca de 50% ou mais, pois sabemos que a categoria tem espaço para crescimento. O Lopes acredita nessa iniciativa.”

Mariangela Ikeda, diretora comercial do Hortifruti e Natural da Terra,  rede falou sobre a identificação da proposta com a missão da rede “que é ofertar uma vida mais natural. É papel do varejo alimentar fomentar iniciativas mais sustentáveis, seguras e saudáveis. É muito bacana ver o quanto esse conhecimento passa dentro das empresas e gera uma motivação.  Cada vez conseguimos evoluir mais o conceito e o valor que essa proteína tem. As lojas estão lindas, todas vestidas. O consumidor consegue visualizar toda essa diferença.” 

Patricia Mendes, diretora de perecíveis do GPA, reitera a união do Extra e Pão de Açúcar com a ABCS. “Não temos dúvidas que será um grande sucesso. A Semana vai ser sim digital, mas todos os nossos açougueiros estão preparados para entregar uma boa experiência para o consumidor, transformando o ato de comprar numa atividade prazerosa. A nossa parceria com a ABCS não acontece só durante a semana, nós já viemos com uma história de crescimento e aumento de consumo através do PDS. E agora construímos um plano de compras que visa  a sustentabilidade e sem deixar de considerar as especificidades da cadeia produtiva. Vamos fazer dessa Semana uma grande potencialização de oportunidades.”

Mensagem corroborada pelo diretor comercial do Carrefour, Ernesto Dizioli. “É uma responsabilidade do varejista colocar esse produto em destaque aumentando o número de cortes, pois os consumidores buscam nas nossas prateleiras novas opções e novas receitas. Esse momento traz pra nós também uma responsabilidade social, hoje o carrefour tem um selo controle de qualidade desde o nascimento do suíno até a chegada em loja, mas hoje todas as redes têm produtos de qualidade graças aos produtores. O Carrefour já está crescendo na categoria, mas espera crescer ainda mais 25% neste período.” 

Alessandro Fernandes, gerente de perecíveis do Grupo Big encerrou o pronunciamento das redes falando sobre o propósito da campanha. “Conectar toda a cadeia não é uma missão fácil, mas a ABCS faz isso com maestria. Nós reconhecemos um potencial de crescimento dessa proteína é gigante no Big. Teremos o enfoque no digital, mas priorizando o time em loja, pois a paixão que vocês transmitem para os colaboradores vai fazer com que neste período nós tenhamos uma execução impecável, não apenas durante esses 15 dias, mas por muito mais tempo.” 

Marcelo Lopes agradeceu a presença de todos, as empresas amigas, contribuintes do FNDS e toda a equipe da ABCS. “Nós não conseguiríamos fazer isso sozinhos, estamos aqui  porque caminhamos em cadeia. A gente vem se transformando, aprendendo com o mundo e quebrando paradigmas. É um trabalho sem fim a cada ano transmitindo mais informação e mais paixão!”

Confira o lançamento da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) no Youtube!