DÚVIDAS COMUNS


Como funciona o registro genealógico de suínos?

A emissão de registros dos reprodutores suídeos é realizada pelo Serviço de Registro Genealógico de Suínos (SRGS) há mais de 50 anos. Sendo que, por meio deste documento, o produtor obtém o certificado de origem, raça e a genética, e assim o animal ganha identidade na qual são informados os dados da granja, os índices zootécnicos, a genealogia e a origem legalizada do reprodutor.Todos os reprodutores registrados passam por monitoramento (exames visuais, clínicos e laboratoriais), atestando a sua saúde e desempenho, gerando maior segurança à granja e às futuras gerações do plantel, assim como, maior produtividade.


Quais os benefícios de registrar seu reprodutor?

São diversos os benefícios para aquisição de um reprodutor registrado, tais como:

  • Melhoramento genético e genealogia;
  • Saúde do rebanho;
  • Origem confiável e rastreabilidade;
  • Trânsito legalizado para reprodutores a serem comercializados;
  • Agregação de valor;
Atendimento documental para participação em feiras e exposições agropecuárias


Como importar um suíno reprodutor?

  • Etapa 1 - a empresa deve informar a intenção de importar os animais ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a ABCS, para que a empresa seja incluída no cronograma de importação, ou na lista de espera do ano seguinte, sendo necessário o preenchimento do formulário 01;
  • Etapa 2 - constando no calendário de importação, e com a data definida, é necessário o preenchimento do formulário 02 e encaminhar para o MAPA e a ABCS;
  • Etapa 3 - solicitar a certificação zootécnica junto à ABCS;
  • Etapa 4 - encaminhar a solicitação de autorização de importação junto ao MAPA, anexando a Certificação Zootécnica emitida pela ABCS, e os demais documentos da empresa de genética importadora.


O que é a Estação Quarentenária de Cananéia (EQC)?

A EQC, que significa Estação Quarentenária de Cananéia (EQC) que pertence ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sendo a única quarentena oficial para suínos importados, e está localizada numa ilha no interior do estado de São Paulo, no Município de Cananéia, local este com rigorosos procedimentos de biosseguridade, e com baixo risco de infecção, já que na região, não se permite a criação de animais biungulados.


Qual o objetivo da EQC?

A EQC tem como objetivo principal zelar pela sanidade do rebanho suídeo brasileiro, e assim minimizar o risco de entrada de doenças que possam ser vinculadas por meio dos reprodutores importados pelas diversas empresas de genéticas. E com isso, todos os suínos que chegam à EQC são submetidos à inspeção zootécnica (ABCS) e ao monitoramento contínuo realizado pelo Serviço Veterinário Oficial (MAPA), por meio de exames (visuais, clínicos e laboratoriais). E atendendo todas as exigências, os suínos serão liberados e transportados para povoar as Granjas de Reprodutores Suínos Certificada (GRSC).


Qual é a Infraestrutura da EQC?

A Estação Quarentenária de Cananéia é dividida em dois sítios (1 e 2).

  • O sítio 1 é dividido em duas áreas, que são: 3 galpões, cada um contendo 56 gaiolas individuais, com capacidade de alojar 168 suínos, e 1 galpão contendo 22 baias com capacidade de alojar 292 suínos, totalizando o alojamento de 460 animais.
  • O sítio 2 é composto por 1 galpão, contendo 21 baias e 108 gaiolas individuais, e capacidade de alojar 528 suínos.


Onde consigo os formulários para importação?


E quando os reprodutores chegam ao Brasil, qual o procedimento?

Quando os reprodutores suínos chegam ao Brasil, por meio do transporte aéreo de cargas vivas, desembarcam no aeroporto de Viracopos (São Paulo), passando pelos trâmites documentais da Receita Federal e da fiscalização veterinária de cargas vivas, realizada pela Unidade de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO-MAPA). Após a carga viva ser aprovada, segue para o embarque nos veículos, e estes são lacrados pelo Médico Veterinário Oficial da Unidade (VIGIAGRO- MAPA) onde ocorreu o ingresso dos animais. O transporte do aeroporto à EQC, deverá ser realizado em rota programada, evitando-se desvios e paradas.  Todo o deslocamento aéreo e terrestre dos suínos, deverá ser realizado pela empresa de genética. Ao chegar na EQC, o transporte deverá seguir todos os procedimentos quanto ao vazio sanitário e desinfecção dos veículos (motoristas e veículos), e atender a todos os requisitos para a viagem.


E quais exames os reprodutores são submetidos ao entrar em quarentena?

Com a chegada dos animais na EQC, os suínos entram em quarentena (período de cumprimento do vazio sanitário, que é necessário para haver a manifestações de possíveis agentes infecciosos), e é realizado o exame clínico e coleta de sangue dos animais para a realização exames laboratoriais. Todas amostras são lacradas pelo Serviço Veterinário Oficial da EQC, e encaminhadas aos laboratórios oficiais que realizarão o processamento das seguintes análises oficiais e obrigatórias:

  • Doença de Aujeszky;
  • Peste Suína Clássica;
  • Brucelose;
  • Tuberculose;
  • Leptospirose;
  • Gastroenterite Transmissível;
  • Síndrome Respiratória e Reprodutiva dos Suínos;
  • Diarreia Epidêmica Suína.