Classificação das Doenças Segundo a OIE

Em maio de 2005 foi aprovada uma proposta de criação de uma lista única de doenças terrestres notificáveis. Esta proposta foi desenhada e discutida por um grupo de especialistas internacionais e pelo Comitê da OIE de Padrões de Saúde Animal Terrestre (OIE Terrestrial Animal Health Standards Commission). 

Este novo sistema prescreve quatro principais modos de reportar as doenças animais:

1) Notificação imediata – Para advertir e alertar a comunidade internacional de acontecimentos excepcionais da epidemiologia em países membros, como a primeira ocorrência, recorrência, ou aumento inexplicado de morbidade ou mortalidade de uma doença listada, ou de novo estirpe de patógenos, ou emergência de uma doença com morbidade ou mortalidade significante e com risco zoonótico.

2) Relatório de continuação semanal – Para fornecer mais informações sobre a evolução da doença referente à primeira notificação. Estes relatórios semanais devem continuar até que a situação esteja resolvida.


3) Relatório semestral – Para informar a evolução, ausência ou presença de todas as doenças listadas pelo OIE e informações epidemiológicas importantes para o país.  

4) Relatório anual – Questionário anual relacionado com qualquer informação importante para outros países.

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas