Nossa História

A história da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) teve início em 13 de novembro de 1955, em Estrela (RS) e foi marcada por um significativo e intenso trabalho de melhoramento do rebanho de suínos no Brasil, quando iniciou a transformação do porco tipo banha em tipo carne, através da introdução de raças puras já selecionadas para produzir menos gordura e mais carne.

Desde 2005, a ABCS conta com a sede executiva em Brasília (DF), onde estão localizados o trabalho administrativo e as equipes de política, técnico e marketing. Com essa mudança, foram desenvolvidos muitos os programas e iniciativas criados pela associação, parcerias com importantes parceiros como o Sebrae, Senar e com as associações afiliadas que compõem o Sistema ABCS.

Nos últimos anos, a entidade também fortificou seu elo com a Frente Parlamentar da Agropecuária e também com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Essa aproximação possibilitou a entidade ser atendida em suas reivindicações ao setor.

Dias atuais

Passadas quase seis décadas, hoje o Brasil é um importante player na produção de carne suína para o mundo, alcançando o lugar de 4º maior produtor depois de China, União Europeia, e EUA, além de 4º maior exportador do produto. No mercado interno, o Brasil também deu um grande salto, passando para 16,1 kg (2019, IBGE) no consumo per capita/ano, deixando para trás o longo período de estagnação.

ABCS e suas afiliadas

A ABCS representa mais de 95% do plantel tecnificado de suínos em todo o Brasil e engloba hoje 16 associações estaduais afiliadas e três associações regionais.