Legislação trabalhista e Expectativas do Mercado foram tema de Dia de Campo em Nova Mutum

Legislação trabalhista e Expectativas do Mercado foram tema de Dia de Campo em Nova Mutum

 

Produtores de suínos de Nova Mutum (240 quilômetros de Cuiabá) puderam tirar dúvidas sobre "Legislação Trabalhista" e tiveram um breve cenário de como se porta o mercado suinícola neste inicio de ano, no primeiro Dia de Campo realizado pela Acrismat, em 2012. O evento aconteceu no último sábado (24/03) no município. O encontro faz parte da comemoração dos 20 anos de Fundação da Acrismat, este ano.

Para o presidente da Associação dos criadores de Suínos de Mato Grosso, Paulo Lucion, é importante realizar esse tipo de evento para incentivar e esclarecer algumas dúvidas dos suinocultores. “Nosso Estado tem excelente nível sanitário e política ambiental exigente. Agora estamos na luta para baixar o custo de produção do suíno para dar uma estabilidade maior no ramo”, comentou o presidente.

Os suinocultores da região se reuniram para discutir os principais desafios no mercado suinícola e conferiram o trabalho Acrismat.

A legislação trabalhista foi o primeiro assunto a ser abordado, com o superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso. Valdiney Antônio de Arruda, na ocasião os suinocultores puderam tirar suas dúvidas em relação às contratações de funcionários em suas granjas.

Na palestra o superintendente falou sobre carga horária trabalhista, modalidades de contratação, condições de trabalho e  trâmites de admissão e demissão.

Em seguida, foram apresentadas as “Expectativas do Mercado Suinícola” com o diretor de mercado interno da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS), Jurandi Machado. O palestrante ressaltou que os suinocultores devem ter organização e diminuir custos, para que possam ser competitivos no mercado externo, sem deixar de atuar com qualidade, transparência e foco no mercado interno. Desta maneira é possível se destacar no setor de alimentos.

Parceira do evento, a Cooperativa Mutum é composta por 15 cooperados, que juntos possuem mais de 3,5 mil matrizes. O presidente da cooperativa Valdomir Natal Otonelli explicou que o dia de campo serviu para orientar os cooperados em relação ao mercado da carne e outras dúvidas da classe, bem como contribuir para melhorar a criação de suínos na região.

O Suinocultor Egon Hoepers tem a sua granja de suínos localizada na cidade de Santa Rita do Trivelato, aprovou o dia de campo do suinocultor. “Serve para debater as principais dúvidas e aproximar os produtores em discussões do mercado da carne suína”, falou o suinocultor.

AGENDA Este foi o primeiro dia de campo do suinocultor deste ano. Já o próximo será dia 28 de abril, na cidade de Lucas do Rio Verde.

 

Mais informações em www.acrismat.com.br

 

Fonte: ACRISMAT
Publicado em 26 de março de 2012

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas