Suinocultores farão protesto em SP no dia 2 de abril

Suinocultores farão protesto em SP no dia 2 de abril

 

Indignados com o prejuízo de R$ 0,80 por quilo de animal produzido, os criadores de suínos preparam um protesto para o dia 2 de abril (próxima segunda-feira), às 17h, durante a Avesui, no Expo Center Norte, na capital paulista.

O ato público denominado “Preço Ju$to para produzir”, criado Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), convoca os criadores de suínos de todo o País a participarem para mudar a conjuntura atual que põe em risco toda a cadeia suinícola nacional.

“O suinocultor brasileiro sabe produzir carne suína de qualidade. Os números e os institutos de pesquisa comprovam essa verdade, entretanto, não podemos continuar produzindo com preços abaixo do custo de produção”, desabafou Valdomiro Ferreira Júnior, presidente da APCS, em um comunicado feito no dia 22 de março.

“A situação dos produtores está insustentável. Estamos buscando junto ao governo federal medidas que protejam os suinocultores nesses períodos, como a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) para carne suína e outras que auxiliem na sua rentabilidade, como o aumento da disponibilidade do milho balcão de leilões direcionados ao produtor de suínos. Mas tudo isto ainda está sendo insuficiente nesse momento”, explicou Marcelo Lopes, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS).

Marcelo ainda explicou que, para se ter uma ideia de como o cenário atual é crítico, em 2002, em uma das maiores crises que assolou o setor de suínos do país, o valor de comercialização de 1kg quilo de suíno vivo comprava cerca de 5,7kg de milho. Hoje o mesmo valor compra apenas 5,2kg.

 

Fonte: PorkWorld
Publicado em 29/3/2012

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas