Argentina suspende restrições à carne suína do Brasil, diz governo

Argentina suspende restrições à carne suína do Brasil, diz governo

Declaração foi dada pelo ministro da Agricultura brasileiro, Mendes Ribeiro. 'Se retoma o processo de carne suína à normalidade', disse.

 

A Argentina suspendeu nesta terça-feira (22) restrições impostas à carne suína do Brasil, disse o ministro da Agricultura brasileiro, Mendes Ribeiro. Ribeiro afirmou que recebeu a informação da Embaixada argentina no Brasil. "Se retoma o processo de carne suína à normalidade", declarou ele. "O que importa é que não tem mais nenhuma restrição", disse.

Em reunião na semana passada, o ministro das Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman, havia prometido resolver a questão da entrada de carne suína brasileira em poucos dias, após o Brasil implementar um licenciamento não automático para cerca de dez produtos perecíveis importados da Argentina.

A indústria brasileira de carne suína se queixa que o país vizinho dificulta a entrada do produto nacional desde fevereiro. Em abril, por exemplo, o Brasil exportou apenas 473 toneladas para os argentinos, queda de 85% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Questionado se o Brasil daria alguma contrapartida para a Argentina, em especial sobre a entrada de batatas argentinas no país, Ribeiro afirmou que esse assunto está sendo tratado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O Brasil, grande consumidor de batatas argentinas, tem dificultado a entrada do produto do país vizinho, em meio a uma disputa comercial.

Ribeiro disse ainda que seu ministério está terminando um estudo fitossanitário sobre uvas-passas argentinas, também barradas pelo governo brasileiro. Segundo ele, se o estudo do ministério concluir que não há nenhum problema sanitário, "não há razão para continuar com essa restrição".

 

Fonte: G1
publicado em 23/5/2012

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas