ACCS teme falência da Suinocultura Catarinense e realiza protesto na maior feira que envolve o setor no estado

ACCS teme falência da Suinocultura Catarinense e realiza protesto na maior feira que envolve o setor no estado

 

Concórdia, 01 de junho de 2012 - O triste cenário enfrentado pela suinocultura catarinense pode ser visto na Feagro 2012, que acontece de 31 de maio a 03 de junho, em Braço do Norte, município localizado na Região Sul de Santa Catarina. Na maior feira dedicada à atividade no estado, todos os olhares estão voltados para o Pavilhão da Suinocultura. Como deveria ser de costume, a exposição de suínos conta neste ano com um fator diferenciado, a substituição dos animais por cruzes. “É a falência da produção de suínos de Santa Catarina, não conseguimos mais manter nossas propriedades. Não há mais recursos e muito menos crédito para manter a alimentação dos animais. Se os deixarmos na propriedade nosso custo é alto se destinarmos para terceiros é ainda maior”, destaca o produtor Daniel Michels.

Todas as baias destinadas à exposição de suínos na Feagro estão compostas pelo símbolo que melhor representa a morte, o fim, cruzes pretas. De acordo com a ACCS – Associação Catarinense de Criadores de Suínos, a suinocultura no estado está com os dias contados. A entidade teme que em menos de 60 dias, a maioria dos produtores estarão se desligando da produção. “Acredito que este manifesto seja uma alternativa para chamar a atenção da sociedade sobre a grave crise que afeta os produtores e com isso, ter também a sensibilidade dos nossos representantes políticos”, destaca o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi. Através da Feagro 2012, a suinocultura quer mostrar ao país a real situação enfrentada por quem produz alimentos. A suinocultura aguarda ansiosa a visita do Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, durante a Feagro 2012. O manifesto acontece amanhã, dia 02, às 19h30, no pavilhão da suinocultura.

Governo isenta ICMS para suínos até 30 kg

Nesta quinta-feira, 31, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e da Secretaria de Estado da Fazenda, decidiu isentar por 30 dias o ICMS interestadual para leitões até 30kg, a partir do dia 11 de junho. O decreto foi encaminhado ao governador Raimundo Colombo. “A solicitação da Associação Catarinense de Criadores de Suínos - ACCS foi atendida pelo governador Raimundo Colombo”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues. “Queremos ajudar o nosso produtor a crescer. Não queremos que eles deixem sua atividade por não conseguirem vender seus animais a um preço justo”, declarou Rodrigues.  O presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, afirmou que a isenção poderá salvar alguns produtores da falência e a consequente perda da propriedade. Com informações da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

 

Fonte: ACCS
Publicado em 01/06/2012

Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 01 – Ed. Barão do Rio Branco, sala 118 | CEP: 70.610-410 | Brasília - DF
Telefone: (61) 3030-3200
Design: Conectando Pessoas