Voltar Publicado em: quinta-feira, 29 de agosto de 2024, 10h40
DeuMatch: Decisões precisas, granjas protegidas
Conheça o novo lançamento da Zoetis, uma empresa parceira da ABCS e contribuinte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura!
O circovírus suíno tipo 2 ou PCV-2 tem causado impactos relevantes na suinocultura, pois afeta a saúde e, consequentemente, a produtividade dos plantéis. A Zoetis, uma empresa parceira da ABCS e contribuinte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura e a EpiVax lnc., companhia americana de bioinformática, uniram-se em uma parceria inédita para desenvolver a Circo-Match, única ferramenta de predição da cobertura imunogênica das vacinas. Tem sido observada com frequência uma divergência entre os antígenos vacinais e as amostras de campo, fato que coloca em risco a eficiência da imunização. O Circo-Match surge para garantir assertividade na escolha da vacina.
A previsão é feita por meio de análise de similaridade antigênica entre as vacinas e o PCV-2 presente na granja. “A demonstração da similaridade antigênica é importante quando pensamos em sanidade de precisão. Quanto maior a semelhança entre a vacina e o vírus de campo, maior será a efetividade da resposta imune”, explica o médico-veterinário Dalvan Cario Veit, gerente técnico de Suínos da Zoetis.
A nova ferramenta promove a sanidade de precisão baseada em dados técnicos-científicos, elucida as origens de PCV-2 presentes no plantel e gera informação diagnóstica sobre qual subtipo viral está circulando, demonstrando qual é a vacina mais adequada para o desafio de circovírus de cada granja, assim reduzindo o tempo, a mão de obra e o dinheiro investidos para avaliações tradicionais de eficácia vacinal, além de gerar informações históricas para uma gestão sanitária de precisão. “A Circo-Match foi pensada para ajudar veterinários e produtores na seleção das vacinas mais eficazes contra os isolados circulantes do PCV-2. A ferramenta auxilia na tomada de decisão assertiva, baseada em dados técnicos-científicos, para compor um programa vacinal robusto”, salienta Veit.
A evolução do vírus tem sido demonstrada pelo surgimento de novos genótipos, que, em especial, apresentam diferenças nas porções reconhecidas pelo sistema imune (epítopos), mesmo em plantéis vacinados. “O circovírus suíno tipo 2 é um patógeno globalmente importante para suínos, com uma alta capacidade de mutação genética, daí a importância de uma ferramenta como a Circo-Match”, acrescenta o médico-veterinário Kairon Franz, gerente de produto da área de Suínos da Zoetis.
Desenvolvimento da tecnologia
A CircoMatch nasceu da investigação aprofundada sobre os componentes da superfície viral do PCV-2 que o sistema imunológico reconhece, a partir da ORF-2 (Open Reading Freme 2). O primeiro passo para uma análise epitogênica consiste em identificar quais epítopos são importantes para o sistema imune, em especial aqueles reconhecidos pelos linfócitos T. Para encontrar esses epítopos específicos, a Circo-Match se utiliza da PigMatrix, que aponta as porções antigênicas reconhecidas pelas células T, bem como os segmentos específicos da ORF-2, que codificam porções do capsídeo. A partir disso, as ferramentas de bioinformática avaliam a similaridade entre essas porções antigênicas reconhecidas pelas células T, realizando uma análise comparativa entre as duas variáveis: antígeno vacinal e o vírus de campo.
Saiba mais aqui: https://www2.zoetis.com.br/especies/suinos/circomatch/