Voltar Publicado em: quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025, 6h08
ABCS participa de reunião com Ministro Fávaro para discutir COP30
A agenda contou com a participação da equipe técnica e política da ABCS, e diversas entidades do Instituto Pensar Agro
![](https://abcs.org.br/wp-content/uploads/2025/02/Porco_no_ponto_e-mail-2.png)
A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) participou de reunião com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e outras entidades do Instituto Pensar Agropecuária (IPA) para alinhar estratégias em relação à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém (PA). A agenda ocorreu na última terça-feira (04), na sede da Pasta, em Brasília.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, ressaltou que 2025 será um ano estratégico para a suinocultura, especialmente devido à Conferência. Ele destacou que a sanidade animal é um dos temas prioritários, abordados pela Associação e reforçou a importância do setor nesse debate que reunirá os principais líderes internacionais. “O Brasil possui um rebanho livre das principais doenças suínas e conta com a estação quarentenária de Cananéia, onde o rebanho importado passa por exames laboratoriais antes de serem introduzidos no país. Isso, entre outros fatores, demonstra o compromisso da suinocultura nacional com a biossegurança e a sanidade”, afirmou.
A coordenadora da área técnica da ABCS, Nina Machado de Oliveira, reforça que os compromissos da sanidade brasileira na suinocultura estão focados em resguardar o rebanho nacional e manter o status sanitário do Brasil, assim como manter os mercados e fortalecer as exportações. “O Brasil tem um sistema de vigilância robusto e eficiente que atende aos mais altos padrões sanitários, demonstrando o compromisso contínuo entre o Serviço Veterinário Oficial e a iniciativa privada”.
Para a gerente de relações governamentais da ABCS, Ana Paula Cenci, que participou da agenda junto ao Ministro, a COP é uma oportunidade de mostrar as diversas práticas feitas pelos produtores e por isso o alinhamento com MAPA é essencial, “No contexto da pecuária, a sanidade do rebanho pode estar relacionada a adoção de práticas sustentáveis, rastreabilidade e controle de doenças para garantir uma produção mais ecológica e alinhada com as metas ambientais. O Brasil é referência em produção agropecuária e temos que levar isso aos debates da COP.”
Durante a reunião, o Ministro do MAPA, Carlos Fávaro destacou a necessidade de o setor agropecuário estar unido para apresentar as conquistas e práticas sustentáveis do Brasil na COP30. Reforçou também que o governo vai apresentar um conjunto de ações de tecnologias e boas práticas do agro brasileiro trabalhando na agenda da COP30 para demonstrar de forma efetiva os arranjos que o produtor rural brasileiro tem se comprometido e implementado para o mundo.
COP30
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes) é considerado um dos principais eventos sobre o tema no mundo. Conhecida como COP30, é um encontro global anual que reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações no combate às mudanças climáticas.