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Voltar Publicado em: terça-feira, 19 de julho de 2016, 12h17

4ª SNCS está preparada para conquistar mercado brasileiro

4ª SNCS está preparada para conquistar mercado brasileiro

Campanha promovida pela ABCS e GPA amplia frente de atuação e inova nas ações de marketing da carne suína

 

Tudo preparado para a 4ª Semana Nacional da Carne Suína (SNCS). Em setembro a proteína mais consumida no mundo será destaque nas lojas Pão de Açúcar e Extra de todo o Brasil para mais uma vez surpreender e conquistar os consumidores brasileiros. A ação é realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e pelo GPA, a maior empresa varejista brasileira, e conta com o apoio do Sebrae Nacional.

A 4ª SNCS chega em um momento de inflação nos preços dos alimentos e em que os consumidores procuram alternativas que ofereçam um melhor custo benefício. Ao mesmo tempo, a suinocultura brasileira enfrenta a alta nos custos de produção, sendo o aumento do consumo interno uma das principais buscas para o equilíbrio do setor. Nesse contexto, a campanha da Semana surge repleta de vantagens econômicas e conceituais para os consumidores, dando ênfase para a grande variedade de cortes, praticidade, saudabilidade e sabor da carne suína.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, pontua a importância da continuidade desta parceria que vem fazendo sucesso desde 2012, principalmente neste momento econômico em que os brasileiros estão mudando seu comportamento no varejo. “Vemos nesta 4ª SNCS uma oportunidade de conquistar ainda mais consumidores e mostrar que a carne suína tem espaço garantido no cardápio diário. É uma proteína acessível e diversificada”.

Dentro das ações da campanha, as lojas ganharão um layout exclusivo durante a vigência da SNCS – decoração temática, materiais informativos e gôndolas com espaço de destaque dos cortes – que terá como base o conceito Escolha + Carne Suína e todo seu conteúdo de saúde, qualidade e sabor da proteína. Além disso, matérias especiais e chamadas na rádio interna com inserções institucionais serão outros meios de divulgação das ações nas lojas Pão de Açúcar e Extra.

A campanha da 4ª SNCS será direcionada às mídias externas. Jornais de grande circulação, rádios, sites e blogs especializados serão pautadas através do envio de textos, spots e vídeos. A ideia é que a Semana seja divulgada para o maior número possível de clientes em potencial, veículos de comunicação e formadores de opinião.

Para este ano, o GPA espera crescimento de 20% em volume de carne suína se comparado a 3º SNCS. “A carne suína é uma proteína com grande potencial. No varejo, o desafio maior é encantar os clientes com uma seção ampla, organizada e sinalizada, valorizando corretamente os diferenciais do produto. Para isso, apostamos em treinamento e comunicação dirigida ao perfil do cliente de cada rede (Extra e Pão de Açúcar), além de promoções no período da 4º Semana da Carne Suína”, explica David Buarque, Gerente Comercial do GPA.

Oficinas Gastronômicas e Treinamentos

Ao todo, mais de 40 ações serão realizadas nas principais cidades das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Para o treinamento de vendas, a atração será o palestrante de vendas e motivacional Eduardo Peres, que com uma apresentação recheada de truques rápidos vai trabalhar o desenvolvimento profissional das esquipes de vendas apresentando-lhes atitudes que permitem conduzir o trabalho com mais entusiasmo, precisão e qualidade.

Desde a primeira edição Semana, a ABCS e o GPA já realizaram centenas de treinamentos práticos e teóricos que capacitaram os colaboradores com informações sobre o histórico da suinocultura, cursos de cortes, informações nutricionais da proteína e técnicas de venda. Esse ano, a capacitação será voltada o atendimento, buscando um diferencial no relacionamento com o cliente na hora de promover o produto.

As capacitações contam ainda com palestras de saudabilidade da carne suína, em que nutricionistas vão mostrar os benefícios da proteína para a saúde. Esse conteúdo tem sido foco dos treinamentos desde a primeira edição da SNCS, já que a abordagem nutricional é essencial tanto para a conscientização dos profissionais quanto para o momento de contato com os clientes, oportunidade na qual poderão ser destacadas todas as vantagens nutricionais da proteína suína, assim como desmitificados quaisquer mitos sobre a qualidade do produto.

Nas oficinas gastronômicas, novas receitas e dicas de preparo vão provar mais uma vez porque a carne suína é a proteína mais consumida no mundo e querida pelos profissionais das cozinhas mais populares até as mais requintadas. Estas ações, que ocorrem dentro das próprias lojas, contam com a participação de clientes convidados e também daqueles que estão nos locais fazendo suas compras e proporcionam um momento importante para esclarecer dúvidas e dar dicas de preparo.

Edições anteriores

A realização da Semana Nacional da Carne Suína surgiu em 2013, a partir de uma iniciativa ousada da ABCS de buscar o apoio da maior rede varejista do Brasil, visando a inserção de uma campanha que estimulasse o consumo da carne suína. O ineditismo da ideia foi abraçado pelo GPA, por meio das redes Extra e Pão de Açúcar, e desde então o volume de vendas durante as ações não parou de crescer.

Logo no primeiro ano da Semana, registrou-se aumento de 77% nas vendas. Já durante a 2ª SNCS, em 2014, houve incremento de 13% nas vendas diretas e 49,59% na comercialização pelo e-commerce. Naquele ano a ação ainda motivou 1,05 milhão de consumidores finais a comprar o produto resfriado, se consolidando como um grande sucesso para o setor.

Em 2015, a campanha voltou a surpreender a cadeia, alcançando aumento de 50% na comercialização de carne suína no último trimestre de 2015, se comparado aos oito primeiros meses do ano.

Lívia Machado, coordenadora do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), afirma que a busca por inovações e crescimento do setor tem sido o principal motivador para a realização da Semana. “Esta é uma parceria já consolidada com o GPA e fruto do esforço que a cadeia vem imprimindo para que a suinocultura conquiste um espaço justo no mercado brasileiro e condizente com todo seu potencial de produtividade e qualidade”, afirma.

 

Fonte: ABCS
Publicado em 19/07/2016