Voltar Publicado em: segunda-feira, 12 de setembro de 2016, 7h42
Sucesso do Festival Suíno no Ponto comprova potencial da carne suína
Sucesso do Festival Suíno no Ponto comprova potencial da carne suína
Evento encerrou no último domingo e foi repercutido pela mídia local e especializada
Sucesso de crítica e público. Assim o inédito Festival Suíno no Ponto encerrou sua primeira edição, neste domingo (11), tendo levado ao exigente público de São Paulo o melhor da carne mais consumida do mundo. Realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com a Prazeres da Mesa e o apoio do Sebrae Nacional, o festival reuniu 40 dos mais conceituados restaurantes da capital paulista que exploraram a versatilidade de 16 cortes de carne suína em mais uma entrega à suinocultura brasileira.
O evento, que foi destaque em veículos de grande visibilidade e na mídia especializada – como Veja São Paulo, Folha de São Paulo e Estadão – e blogs de gastronomia, teve início no dia 02 de setembro e durante os dez dias de realização permitiu aos consumidores explorarem todo o potencial da proteína. A diversidade de cortes e as possibilidades de combinações surpreenderam até mesmo aqueles que já consumiam a carne, tudo isso aliado a preços especiais, com descontos que chegaram até 20%.
O festival foi considerado um sucesso pelos chefs e consumidores. Com decoração diferenciada e inspirada no conceito “Escolha + Carne Suína”, o festival surpreendia o cliente logo na entrada do restaurante com informações sobre saudabilidade e versatilidade da carne suína, além das mesas decoradas, os clientes também encontraram cardápio personalizado e um folheto com a receita do prato participante. Também foi criado o site exclusivo www.suinonoponto.com.br com os pratos dos 40 restaurantes participantes.
Com o intuito de educar os consumidores e inserir definitivamente a carne suína nos restaurantes, a ABCS realizou uma ação inovadora e desenvolveu uma capacitação para educar e mobilizar todos os garçons e equipe das casas participantes, que conheceram as vantagens nutricionais e a qualidade da carne suína. Tudo para indicar os pratos participantes para os clientes durante a realização do Festival Suíno no Ponto.
Para o chef Carlos Bertolazzi, do Zena Caffé o festival foi uma grata surpresa. As costeletas de porco com purê de batata-roxa defumada e cebolas foi um dos pratos mais pedidos da casa durante o festival. “Tínhamos apenas um aperitivo com carne suína no Zena, que é a coxinha com carne de porco. Sinto que realmente era uma carne que faltava no meu menu e percebi o sucesso do festival, por isso é bem provável que a carne continue no cardápio, porque superou todas as nossas projeções de vendas”, avaliou.
Satisfeito com a repercussão do festival, o chef André Ahn também afirma que pensa em manter o prato no cardápio do Karú. “A Barriga de Porco Waldorf foi criada especialmente para o festival e notei que muitas pessoas vieram ao restaurante por causa do evento. O objetivo do Suíno no Ponto casa exatamente com aquilo que já acredito, que é no potencial da carne suína. É uma proteína muito versátil, que possibilita diversas combinações e que precisa ser mais valorizada pelos brasileiros”.
A consumidora Flávia Sclauser teve a oportunidade de conhecer a criação de dois restaurantes do Festival, o Cantaloup e o Pomodori. “Fiquei realmente muito impressionada e feliz de ver a carne suína sendo apresentada em um patamar tão elevado na gastronomia. Provei pratos espetaculares e com um preparo que nunca tinha visto antes”.
Proprietário do Frangó, Cássio Piccolo acredita o festival trará mais credibilidade à proteína. “Para nós não é novidade trabalhar com a carne suína, pois ela sempre esteve presente no nosso cardápio com a linguiça de porco, a costelinha e as porpetinhas, que foi o prato escolhido para o festival. Acho muito legal essa ideia de divulgar as qualidades dessa proteína, porque sempre teve um preconceito em torno dela, principalmente, associado a gordura, então o trabalho feito com os chefs vai trazer mais credibilidade ao produto”.
Segundo Marcelo Lopes, presidente da ABCS, a presença da carne suína no menu dos restaurantes participantes é a prova maior de todo o espaço que a proteína pode conquistar. “Sem dúvida alguma, o festival foi um grande passo para toda a cadeia suinícola. O sucesso alcançado nesta primeira edição é o reflexo de todo nosso esforço para que a carne suína seja cada vez mais reconhecida e valorizada em nosso país. Temos muito potencial para crescer”, finalizou.
Fonte: ABCS
Publicado em 12/09/2016