Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: segunda-feira, 31 de outubro de 2016, 6h07

Mapeamento da Suinocultura Brasileira será lançado em novembro

Mapeamento da Suinocultura Brasileira será lançado em novembro

Projeto encabeçado pela ABCS traz uma radiografia do setor suinícola do país e será uma importante ferramenta para pleitos da cadeia

 

No dia 29 de novembro a suinocultura brasileira vai ganhar o seu cartão de visitas. Em um evento que reunirá toda a cadeia produtiva de suínos em São Paulo, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e em parceria com o Sebrae Nacional, lançará a publicação inédita “Mapeamento da Suinocultura Brasileira”. O material, resultado de um trabalho de cinco meses, apresenta uma radiografia do setor suinícola, trazendo um entendimento maior deste negócio, as variáveis que o impactam, suas tendências e desafios.

O projeto contou ainda com o apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações). Também colaborou com o levantamento de dados a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs).

Para a elaboração do projeto a ABCS contratou a Markestrat – empresa referência em projetos e pesquisa na área de agronegócios – que com uma equipe de cinco profissionais, entre mestres e doutores, coletou informações de todos os polos produtores e se reuniu com suinocultores e profissionais do setor para conhecer a realidade de cada local. O livro, que será disponibilizado nas versões português e inglês, conta com os dados quantitativos e qualitativos da atividade, tamanho e distribuição dos planteis por região, modelos de negócio, empregos gerados, quantidade de impostos arrecadados, bem como o Produto Interno Bruto (PIB) gerado pela suinocultura na economia do país.

Marcelo Lopes, presidente da ABCS, acredita que o mapeamento trará subsídios para que as entidades possam pleitear políticas públicas de auxílio para que o setor continue crescendo. “Esse é um trabalho muito importante para o setor conhecer efetivamente as suas dimensões, como o número de produtores e pessoas envolvidas no negócio, quanto de renda é gerado. Outra grande utilidade desses dados é para que as entidades possam pleitear políticas públicas junto ao executivo e ao legislativo, pois com os números que representam a realidade da cadeia podemos afirmar o potencial da suinocultura e defender com bastante segurança as nossas principais demandas”, disse.

Segundo Marcos Fava Neves, que é pesquisador e professor da Universidade de São Paulo (USP) e coordenou a equipe da Markestrat responsável pelo mapeamento, o profissionalismo dos produtores facilitou o levantamento de dados de campo e, mesmo com as limitações, todos fizeram o máximo para o bom resultado final do trabalho. “O esforço de mapear e quantificar uma cadeia é altamente relevante, pois ao consolidar informações que muitas vezes estão dispersas nos diferentes elos, mostra-se a importância do setor como promotor do desenvolvimento no país”, destacou.

Augusto Togni, gerente da Unidade de Atendimento Setorial Agronegócios do Sebrae Nacional, destacou a importância do mapeamento para a continuidade das ações de apoio ao setor. “Apoiamos mais essa ação do projeto INNOVASUI porque acreditamos que a elaboração desse material será fundamental para que nós do Sebrae Nacional, e também outros parceiros que atuam para o desenvolvimento de toda a cadeia suinícola, passem a ter um documento referencial que vai apresentar dados quantitativos para fortalecer os mecanismos de fomento e o direcionamento de políticas públicas que corroborem para o desenvolvimento da atividade e a conquista de novos mercados. ”

O lançamento do Mapeamento da Suinocultura acontece a partir das 8h30, no Golden Tulip Park Plaza, em São Paulo. Além da apresentação do material, o evento contará também a apresentação da palestra “Tendências e Perspectivas para o Agronegócio Brasileiro”, que será ministrada por Marcos Fava Neves.

Confira a programação completa abaixo: