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Voltar Publicado em: sexta-feira, 25 de agosto de 2017, 1h00

Rede ST Marche aposta na carne suína para ampliar seu diferencial

Rede ST Marche aposta na carne suína para ampliar seu diferencial

Com 18 unidades na cidade de São Paulo, a rede estreia este ano na Semana Nacional da Carne Suína

A maior bandeira de supermercado premium do país é presença confirmada na Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), iniciativa encabeçada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com o apoio do Sebrae Nacional. Em seu ano de estreia, o Grupo St. Marche aposta no potencial de vendas da carne suína em suas 18 lojas da bandeira St Marche, em São Paulo, e também para o Empório Santa Maria, loja referência em sofisticação gastronômica e que também leva o DNA do grupo: uma curadoria dos produtos, especialmente selecionados, focados em produtos frescos e diferenciados.

Direcionado para o público A e B, o St. Marche vê na SNCS a oportunidade de conquistar os clientes com as vantagens da carne suína e incrementar as vendas da proteína. Para isso, a rede investe em cursos de cortes diferenciados para toda sua equipe de loja, treinamentos de personal shoppers, um atendimento diferenciado na lojas focado na indicação de produtos, e oficinas gastronômicas com o intuito de capacitar sua equipe e potencializar os resultados do setor de açougue.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica que a participação do St. Marche nesta edição da SNCS é fundamental para inserir a proteína no dia a dia de consumidores exigentes que buscam sabor, saúde e qualidade em sua alimentação e assim aumentar a penetração da carne suína no dia a dia desse público, gerando resultados ainda mais significativos para a cadeia suinícola. “Com a expansão da campanha, conseguiremos resultados ainda mais expressivos neste ano, o que beneficiará de forma sistêmica os produtores, indústria e varejo brasileiro”. Lopes destaca ainda que a SNCS busca incentivar o consumo da carne suína entre os brasileiros e cada vez mais vem ganhando as gôndolas do varejo com perfis distintos e com um público diversificado.

Parte fundamental da campanha será disponibilizar nas gôndolas cortes nobres e porcionados de carne suína e apresentar por meio de informações educativas as vantagens da proteína para os clientes. Para o Head de Marketing da rede, Rogério Bruxellas, além de buscar o aumento de vendas durante o período da campanha, 26 de setembro a 12 de outubro, o St. Marche pretende estimular o consumo da proteína oferecendo diversidade e disponibilidade de cortes o ano todo. “Queremos ser uma referência no segmento com essa parceria com a ABCS. Tenho certeza que a SNCS será apenas o começo de uma ação efetiva que desenvolveremos juntos ao longo dos próximos anos”.

O St. Marche reconhece o potencial da carne suína pelas suas características nutricionais e pela sua versatilidade e por isso pretende, por meio dos treinamentos oferecidos pela ABCS, fortalecer o trabalho no ponto de venda da rede.  “Estamos envolvendo toda a cadeia dentro do St. Marche e queremos aproveitar ao máximo este apoio da ABCS e assim darmos um salto nas vendas de carne suína”, explica Bruxellas.

Oficinas Gastronômicas surpreendem gerentes de loja

Cerca de 55 coordenadores e gerentes das lojas St. Marche participaram das oficinas gastronômicas realizadas durante os dias 22 e 23 de agosto. O objetivo das capacitações foi apresentar as características nutricionais e a diversidade de cortes e preparos da carne suína, esclarecendo dúvidas e mitos para os multiplicadores.

A ABCS desenvolveu uma metodologia exclusiva para capacitar a equipe e mostrar o potencial da carne suína, pontos fundamentais para a execução de uma campanha sólida nas lojas. A diretora de projetos e marketing da ABCS, Lívia Machado, explica que a estratégia usada nestas oficinas gastronômicas é familiarizar os colaboradores com os benefícios e vantagens da proteína, trazendo maior credibilidade na hora do atendimento. “Colocar a carne suína no PDV não é ainda garantia de venda. Ela só acontece quando se dá significado ao produto, que é o que fazemos ao orientar os participantes sobre os aspectos nutricionais, qualidade, diversidade e praticidade de preparo da proteína para que eles estejam informados para esclarecer dúvidas e indicar o produto aos clientes no momento da compra”.

Para coordenadora de vendas da loja Anália Franco, Laura Mendonça, o treinamento foi extremamente eficiente, pois ensinou a esclarecer mitos referente à carne suína. “A oficina gastronômica tirou dúvidas e aprendemos que a proteína é saudável. A meu ver, a medida que os consumidores forem experimentando e adquirindo essas informações, eles vão se sentir mais seguros para escolher a proteína.  Além disso, vamos aumentar as opções de cortes e investir na apresentação do produto. Temos tudo para aumentar as vendas”.

O gerente Luciano Gambogi ficou surpreso com a diversidade de benefícios e opções de pratos que podem ser feitos com a carne suína. “Eu gostei do material apresentado pela ABCS. Os treinamentos vão reverter o quadro de vendas da rede St. Marche, pois com o conhecimento adquirido sobre a proteína os colaboradores vão levar informações para os clientes. Eu mesmo, não imaginava a variedade de pratos que podem ser preparados com cortes suínos. Gostei bastante”, afirmou o gerente.

As capacitações da ABCS junto ao St. Marche vão ter continuidade ainda no mês de agosto e setembro com curso de cortes e treinamento dos personal shoppers.