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Voltar Publicado em: segunda-feira, 13 de novembro de 2017, 5h23

ABCS completa ciclo de oficinas gastronômicas nas lojas da maior rede de varejo do Brasil

ABCS completa ciclo de oficinas gastronômicas nas lojas da maior rede de varejo do Brasil

Os clientes das bandeiras Pão de Açúcar e Extra se surpreenderam com a versatilidade da proteína com receitas preparadas ao vivo

O sabor, a versatilidade e a praticidade da carne suína foram destaque nas lojas Extra e Pão de Açúcar do GPA, maior rede de varejo do Brasil, durante os meses de setembro a novembro. Neste período, os clientes tiveram a oportunidade de participar de 22 oficinas gastronômicas realizadas através de metodologia exclusiva da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) com o apoio do Sebrae Nacional para a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS). As ações ocorreram nos estados do Ceará, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.

Os participantes tiveram uma experiência singular com o sabor da carne suína com receitas de tirinhas de coxão mole e bisteca com cebola caramelizada preparadas ao vivo pelo chef André Rabelo. Além das vantagens do seu consumo, o especialista ainda deu dicas de preparo, cortes, pontos da carne e temperos que harmonizam ainda mais os pratos, por meio de receitas práticas e versáteis.

O objetivo dos eventos propostos nas lojas é promover o consumo da proteína e educar os clientes quanto à qualidade e versatilidade dos cortes suínos e, consequentemente, incentivar seu consumo em casa e aumentar a venda da proteína. Desta forma, estas ações trazem maior sustentabilidade à cadeia que conta com cerca de 20 mil produtores e emprega mais de um milhão de pessoas em todo o país.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, reforça a importância da realização de oficinas gastronômicas na estratégia da SNCS por ser um contato direto com os clientes para apresentar todas as vantagens da proteína e esclarecer dúvidas sobre seu preparo. “O resultado desse trabalho desenvolvido dentro das lojas em parceria com o GPA reforça aos consumidores a qualidade e a segurança da carne suína incentivando seu consumo e isso traz consequências positivas tanto para a rede quanto para toda a cadeia suinícola”.

Alice Fortunato, compradora de suínos do Grupo GPA – controlador das marcas Extra e Pão de Açúcar –, acredita que o empenho na realização das oficinas foi fundamental para manter um relacionamento com os clientes já fidelizados, além de conquistar novos apreciadores da proteína. “As oficinas desempenham um papel informativo para o consumidor acerca das propriedades nutricionais da carne suína e sua versatilidade. Durante as sessões, os clientes aprendem receitas, dicas e são incentivados a experimentarem o prato elaborado. Assim, eles podem se surpreender com o sabor e aderirem à proteína em seus hábitos alimentares”.

Débora Oliveira participou da oficina em uma loja Pão de Açúcar em outubro e afirmou que costuma fazer carne suína em casa, mas ainda tinha receio de não cozinhar o suficiente – mito que foi esclarecido pelo especialista. “Foi legal aprender a selar a carne suína, porque eu só tinha visto isso com outros tipos de proteína e não sabia que podia ser feito com a suína. Então agora dá para preparar essa carne bem suculenta”.

Já o cliente Extra Oton Campos disse que aprendeu bastante sobre ponto da carne e temperos que sofisticam o prato sem tirar a praticidade do preparo. “Eu acho que é uma das carnes mais saborosas, e essa iniciativa da ABCS foi fantástica, pois aproxima e contribui para que as pessoas conheçam ainda mais essa deliciosa opção que é a carne suína”, completa.

Reconhecido como o maior grupo varejista do Brasil, o GPA realiza pela quinta vez a SNCS em 508 lojas distribuídas em 17 estados brasileiros. A rede também já executou este ano, junto à ABCS, treinamentos com foco em informação de produção de suínos e liderança para motivar os colaboradores das bandeiras Extra e Pão de Açúcar.

A SNCS é uma iniciativa da ABCS por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e em parceria com o Sebrae Nacional, e conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Embrapa Suínos e Aves e Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

Fonte: ABCS.