Voltar Publicado em: terça-feira, 27 de agosto de 2019, 6h36
GPA e ABCS realizam segundo treinamento de especialistas do Plano de Desenvolvimento de Suínos (PDS)
Treinamento de Especialistas em Suínos realizado em MG é uma das diversas ações de capacitação sobre a carne suína e seu processo produtivo presentes no PDS]
Profissionais de diversos setores das redes Extra e Pão de Açúcar tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre a carne suína no Treinamento de Especialistas em Suínos, encontro estratégico realizado pelo GPA em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABSC), nos dias 20 e 21 de agosto, em Ponte Nova (MG).
A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento de Suínos (PDS), plano de atuação executado pelo Grupo ao longo de todo o ano em suas bandeiras Extra e Pão de Açúcar, e que será potencializado durante a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), entre 26 de setembro e 13 de outubro, com ações de comunicação para valorizar a proteína junto aos consumidores. O treinamento foi realizado com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e do frigorífico Saudali.
Na oportunidade, os participantes realizaram visitas à granja Bom Sucesso e ao frigorífico Saudali e assistiram palestras sobre a segurança e confiabilidade da carne suína, com o médico veterinário Iuri Machado, sobre o valor nutricional da proteína, com a nutricionista Thaliane Dias; e sobre protagonismo para alta performance em vendas, com o especialista em recursos humanos, Jerônimo Júnior. Além disso, o gerente comercial de aves, suínos e peixaria do GPA, Rafael Monezi, apresentou as oportunidades e desafios da carne suína nas redes.
Rafael comentou sobre os preparativos para efetivar o PDS. “Realizar esse treinamento nos coloca muito mais perto de realizar o PDS. A gente tem um desafio grande, mas o nosso time sai daqui muito enriquecido. São pessoas influenciadoras no ponto de venda e na área comercial, que influenciam diretamente no nosso negócio e que, com o conhecimento que receberam, agora têm mais condição de falar do produto com propriedade”, destacou.
Avaliação dos participantes é positiva
O gerente comercial in natura do Rio de Janeiro, José Carlos Farias, falou sobre a importância de estabelecer proximidade entre os integrantes da cadeia e destacou o impacto da capacitação em cada um dos setores. “Esse ano a gente inovou e desenvolveu um processo de trazer os especialistas e ir até a origem para conhecer toda a cadeia. Isso com certeza vai nos trazer um aprendizado. A gente adquire conhecimento de uma proteína tão importante para levar para as nossas lojas e, assim, poder passar para o nosso colaborador e automaticamente chegar até o cliente”.
Rafael Monezi complementou, chamando atenção para as exigências do consumidor sobre o seu alimento e para o bem- estar animal na produção.“Para uma função de especialista quanto mais conhecimento, quanto mais você conhece os processos, isso facilita o trabalho. O formato que foi apresentado uma cronologia foi excepcional, só vem a agregar e a gente consegue enxergar a cadeia desde o início da produção. Ver o cuidado com os animais, os processos bem elaborados, traz para nós uma confiança a mais no produto e o cliente tem essa necessidade. Hoje a gente pode com bastante propriedade dizer o quanto a cadeia é bem trabalhada, o quanto ela traz de segurança para o alimento”.
Para o presidente da Asemg, João Leite, com o treinamento, profissionais estarão mais preparados para atender o consumidor final. “Foi enriquecedora, para nós, a iniciativa do GPA de se dispor a trazer aqueles que estão à frente das negociações, pessoas essas empreendedoras, visionárias ao nosso polo. Foi uma oportunidade de aprender com as palestras, mas também de compartilhar um pouco do processo de produção da carne suína. É algo que precisa ser feito para agregar valor ao produto. Com o treinamento, os profissionais adquirem conhecimento aprofundado, o que possibilita ampliar a capacidade de negociação”.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, pontua que a metodologia da capacitação, somada à motivação do GPA, trará resultados inovadores para todos os participantes. Ele reforça também a importância da parceria com o Grupo para a evolução de toda a cadeia e para o produto que chega ao consumidor. “Acreditamos que essa proximidade do GPA com todo o processo produtivo e com a indústria seja um marco na forma de comercializarmos a carne suína no Brasil. Temos certeza que o que foi aprendido nesses dias impactará diretamente em toda a atividade de forma positiva.”
Saiba mais sobre o Plano de Desenvolvimento de Suínos
O PDS é um plano de desenvolvimento que tem como principal objetivo dobrar as vendas de carne suína até 2021, além de aumentar o share e gerar melhor rentabilidade e diferenciação para o açougue. O projeto conta com o apoio da ABCS e foi pensado para ser 360º, garantindo a qualidade desde a produção até a divulgação e chegada do produto nas gôndolas das lojas das bandeiras Extra e Pão de Açúcar e seus formatos (Extra Hiper, Extra Super, Mercado Extra, Mini Extra e Pão de Açúcar e Minuto Pão de Açúcar, além do e-commerce alimentar das duas marcas).
Uma das frentes de atuação do plano de desenvolvimento de suínos é na produção e envolve treinamentos e capacitação nas granjas fornecedoras e consiste no alinhamento de temas como o bem-estar animal. Além disso, esse pilar também prevê a produção de conteúdos técnicos e científicos relacionados a temas de segurança alimentar e normativas para as fábricas de ração, por exemplo. Por fim, contempla, também, visitas técnicas da equipe do GPA em granjas para alinhar o conhecimento sobre a produção, bem como a origem da matéria-prima e adequação de processos
Efetivamente nas gôndolas e açougues das lojas, o plano tem o objetivo de aumentar a exposição de carne suína nos balcões expositores e disponibilizar uma maior variedade de cortes para que os consumidores possam comparar as formas de preparo e perceber as vantagens de se consumir a proteína. Na última frente de trabalho está a atuação na formação dos colaboradores, o que prevê desenvolvimento de treinamentos e metodologias sobre cortes suínos, saudabilidade, segurança alimentar, treinamentos de vendas e atualizações para aprimorar o atendimento ao cliente.
Fonte: ABCS