Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: quinta-feira, 16 de março de 2023, 9h06

A Campanha de Vacinação Contra PSC em Alagoas finaliza a 3ª etapa com excelentes resultados, vacinando mais de 116 mil suínos

A iniciativa vem gerando diversos benefícios para mais de 4.500 pequenos produtores da região, trazendo desenvolvimento e melhorias para  a suinocultura Alagoana

Fruto de uma parceria público-privada, que conta com diversas instituições que representam o Setor Suinícola, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) uniu esforços junto ao Serviço Veterinário Oficial (SVO) para levar a terceira etapa de Campanha de Vacinação Contra a Peste Suína Clássica em Alagoas de forma gratuita aos 102 municípios alagoanos, vacinando 116.791 mil suínos e visitando 4.572 propriedades.  A PSC é uma doença de notificação obrigatória, com alto poder de difusão e gravidade, sendo altamente contagiosa entre os suínos, podendo gerar enormes prejuízos. A doença não possui tratamento, e a vacinação do rebanho é a melhor forma de prevenir e eliminar a circulação do vírus. 

Hoje o Brasil se encontra dividido em duas zonas, a Zona Livre (ZL) de PSC, que compreende 16 estados, e a Zona não livre (ZnL),  que compreende 11 estados da região norte e nordeste (Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Amapá, Roraima e parte do Amazonas). Os estados que compõem a ZnL representam cerca de 50% do território brasileiro, e possuem um rebanho de 6 milhões de suínos, distribuídos em mais de 300 mil propriedades rurais. A suinocultura nessa região é caracterizada, em sua maioria, por pequenos produtores de subsistência. A iniciativa busca mudar este cenário, em especial para viabilizar o crescimento, e a estruturação da cadeia da suinocultura na região envolvida, que representa um importante mercado consumidor; bem como salvaguardar o status sanitário da ZL.

Elaine Guimarães, produtora, Quebrangulo (AL) / Foto: Eguti Comunica

De junho de 2020 a janeiro de 2023, foram disponibilizadas cerca de 354 mil vacinas para as três etapas da Campanhas de Vacinação em Alagoas.  “Quando iniciamos o projeto piloto em Alagoas, nos deparamos com um rebanho de 120 mil suínos em todo o estado, localizados em mais de 6.000 propriedades. Dessas propriedades, a maioria (75%) se tratavam de produções familiares que dependiam exclusivamente da suinocultura para viver”, conta a diretora técnica da ABCS e coordenadora da campanha pelo setor privado, Charli Ludtke. Esse é o caso da Elaine Guimarães, uma produtora que está pagando a casa própria com os frutos da criação de suínos “Estou começando a quitar a minha casa própria, já paguei 48 parcelas em quase 4 meses e eu vou pagar o restante com a venda dos leitões que produzo em minha propriedade”, compartilhar. 

Rogério Rafael, produtor, Quebrangulo (AL) / Foto: Eguti Comunica

O suinocultor Rogério Rafael, também vive exclusivamente da produção. “A suinocultura é a minha paixão, comecei com a criação de suínos há 20 anos e hoje esses animais proporcionam uma melhora de vida para mim e para a minha família.” 

Antônio Brandão, produtor, Viçosa (AL) / Foto: Eguti Comunica

A granja do produtor Antônio Brandão cria suínos tecnificados desde os anos 1960, e hoje conta com cerca de 500 matrizes. “A pecuária está na história da minha família, meu pai começou a criar aves e suínos na década de 60 e construiu essa tradição familiar que passou de pai para filho. Ele faleceu há 10 anos e nós continuamos com muito orgulho o trabalho que ele iniciou.” Ele explica que a vacinação contra PSC no estado representa mais um passo em direção ao salto na produção nordestina. “Estou muito seguro com esse trabalho que está sendo realizado aqui, que é de extrema importância para a proteção da suinocultura nacional e dos milhões de empregos criados por ela. Infelizmente na minha granja eu proibi todas as visitas, pois se essa doença entrar aqui, acabaria com a nossa atividade e eu não posso correr esse risco. Me sinto muito protegido por essa vacinação, especialmente neste período de crise, pois pelo menos na parte sanitária estamos mais seguros em relação a prejuízos”, conclui. Além disso, a vacinação já tem proporcionado benefícios financeiros aos produtores alagoanos, que conseguem obter uma melhor remuneração na venda de animais vacinados.

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, o futuro da expansão da suinocultura e do consumo de carne suína no Brasil está na região nordeste do país, que possui um baixo consumo per capita, preço atrativo dos grãos e a necessidade de apoio para a estruturação da cadeia. Para isso, é fundamental erradicarmos a PSC em toda a ZnL. “Hoje, na região do nordeste, há diversas granjas tecnificadas, frigoríficos com serviço de inspeção federal, e um mercado ansioso para se desenvolver.” 

Próximos passos

O Projeto Piloto de Alagoas contará com mais duas campanhas de vacinação, no primeiro e no segundo semestre de 2023, ainda de forma gratuita.

O programa

O Programa de Vacinação Contra PSC que conta com o apoio financeiro de várias instituições que representam o setor, como as associações que compõe o Sistema ABCS, MAPA, ABPA, CNA/SENAR, IICA, Governo do Estado de Alagoas, ADEAL e Fundos de Defesa Sanitária.