Materiais PSA

MANUAL DAS DOENÇAS VIRAIS DE IMPORTÂNCIA
NA PRODUÇÃO DE SUÍNOS

Em 2020, contamos com a dedicação da Médica Veterinária, Doutora Masaio Mizuno Ishizuka, e de coautores, que contribuíram para o desenvolvimento de um importante manual abordando as principais doenças virais e com destaque para o capítulo específico sobre a Peste Suína Africana, trazendo a epidemiologia da doença e os fatores de riscos relacionados.

CARTILHA PREVENÇÃO E CONTROLE PESTE
SUÍNA AFRICANA E PESTE SUÍNA CLÁSSICA

Em 2019, a Associação brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) em conjunto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS) e a Associação de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos (ABRAVES) desenvolveu esse material técnico “Prevenção e Controle Peste Suína Africana e Peste Suína Clássica” para melhorar a adoção de medidas de mitigação dos fatores de riscos de entrada de doenças. E assim, buscar manter a sanidade do rebanho suíno e a melhoria da vigilância dessas enfermidades.
Acesse a cartilha na íntegra para auxiliar na capacitação dos produtores e demais profissionais envolvidos na cadeia suinícola.

ILUSTRAÇÕES PSA (MAPA/OIE)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com o World Organization for Animal Health (OIE), traduziu uma série de ilustrações criadas sobre a PSA e as suas formas de disseminação. O objetivo foi de trazer uma abordagem mais visual sobre a doença.


Materiais técnicos – Serviço Veterinário Oficial