Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: segunda-feira, 22 de julho de 2024, 9h04

2ª Reunião do Departamento de Integração da ABCS conta com a participação da Embrapa Suínos e Aves

Ferramentas desenvolvidas pela entidade para auxiliar as granjas no monitoramento dos seus custos de produção foram apresentadas aos produtores

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) realizou na última terça-feira (16), a 2ª reunião do Departamento de Integração, reunindo líderes das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Cadeia Produtiva de Suínos (CADECs) atendidas pela Associação.

O destaque da segunda reunião trimestral do Departamento foi para a participação dos pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, Marcelo Miele e Ari Jarbas Sandi, que apresentaram aos produtores as ferramentas desenvolvidas pela entidade para auxiliar as granjas no monitoramento dos seus custos de produção.

Os pesquisadores explicaram como funciona o aplicativo Custo Fácil, a planilha “Cálculo Simplificado do Custo de Produção do Integrado de Suínos e Frangos de Corte” e as duas planilhas eletrônicas para estimativa de custos de produção de suínos, as quais forma desenvolvidas em parceria com a ABCS e suas afiliadas. As planilhas estão disponíveis no site da CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa, na seção “Ferramentas”.

A gerente de relações governamentais da ABCS, Ana Paula Cenci, reforça que o objetivo do Departamento de Integração da ABCS é promover a capacitação e a união entre os integrados, fortalecendo a cadeia produtiva de suínos e buscando soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelo setor. “Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo produtor integrado e líder de CADEC é dialogar com a integradora sobre seus custos de produção e índices de remuneração e por isso acreditamos que o uso de ferramentas como estas, apresentadas pela EMBRAPA, podem auxiliar nas reuniões de CADEC e trazer melhores resultados para ambas as partes”.

O consultor do Departamento de Integração da ABCS, Iuri Pinheiro Machado, apresentou o andamento das CADECS do Rio Grande do Sul atendidas pela Associação em parceria com a Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) e reforçou que as ferramentas apresentadas pela EMBRAPA não substituem outros programas e planilhas já utilizadas pelos integrados, mas podem ser mais uma fonte de simulação e comparação de diferentes realidades. “Cabe aos líderes de CADECs difundirem essas ferramentas apresentadas hoje pela EMBRAPA, pois, além de serem gratuitas são extremamente completas e podem auxiliar bastante o diálogo com as agroindústrias facilitando a comunicação”, explicou Machado.

A reunião reuniu líderes de CADEC de diferentes integradoras do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo além das entidades estaduais afiliadas a ABCS.