Notícias

Fale com a comunicação da ABCS

  • (61) 3030-3200
  • (61) 98133-7824
  • comunicacao@ abcsagro.com.br

Voltar Publicado em: segunda-feira, 17 de abril de 2023, 1h32

ABCS e ACSURS tratam de melhorias para os produtores integrados no Rio Grande do Sul

Citado pelas entidades, o Departamento de Integração da ABCS visa melhorar a relação entre integrados e indústria

Para apresentar o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Integração, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) se reuniram nos dias 12 e 13 de abril com produtores integrados e membros das Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs). Os encontros ocorreram no estado do Rio Grande do Sul, nas Regiões da Serra, Vale do Taquari, Produção, Médio Alto Uruguai e Celeiro para mostrar os benefícios e as conquistas do Departamento em prol dos produtores integrados do estado nos últimos anos.

Muito citada nas agendas, a Lei de Integração (Lei 13.288) trouxe um grande marco de representatividade e união para os produtores integrados, e criou um mecanismo de diálogo constante e coletivo dos produtores com suas agroindústrias. Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, todo o trabalho desenvolvido hoje pelo Departamento de Integração da ABCS é fruto da normativa, que foi aprovada em maio de 2016. “A ABCS, junto à outras entidades, trabalhou para melhorar as negociações entre integrado e integradora e a saída foi a elaboração de uma lei, na qual participamos da construção”.  Lopes reforçou ainda que o Departamento de Integração trabalha em cima da norma, focando nos interesses dos produtores para negociação com as integradoras, justamente com a proposta de melhorar todas as questões envolvidas na relação produtor e integrado”.

Além disso, a ABCS e ACSURS trabalham unidas para profissionalizar ainda mais as Cadecs da Região Sul e muitas conquistas vieram em 2021 com a entrada do consultor Nilton Hillesheim, que auxiliou nas negociações. Para esse ano, as associações apresentaram aos produtores a continuação desse trabalho, mas agora com o consultor Iuri Machado. O presidente da ACSURS, Valdecir Folador, explicou que as reuniões foram essências para mostrar aos produtores que ambas as entidades estão junto do consultor para dar total suporte aos integrados. “O consultor vai auxiliar na planilha de custeio, mostrando se atividade está viável ou não, se o que o produtor está recebendo da integradora está cobrindo os custos do negócio, ou seja, queremos contribuir com os produtores para que ele possa dar continuidade ao seu negócio de forma rentável”.

Para o consultor Iuri Machado, as reuniões foram intensas.  “Apresentei a minha experiência na condução de Cadecs e também pude ouvir as demandas dos produtores integrados da região”. Iuri destacou ainda o importante trabalho realizado pelo Nilton Hillesheim.“ Toda a conduta desenvolvida pelo consultor Nilton contribuiu significativamente para a organização das Cadecs e no levantamento de dados que serão a base para que se mantenha a evolução da relação entre integrados e integradoras, buscando sempre uma divisão justa dos resultados e a sustentabilidade econômica dos produtores envolvidos”.